
As autoridades francesas detiveram um jogador de basquetebol profissional russo, acusado de ser membro de um grupo de ransomware, de acordo com informações avançadas pela agência de notícias Agence France-Presse (AFP). O caso junta o mundo do desporto de alta competição a uma das atividades criminosas mais temidas do mundo digital.
A acusação e a detenção em Paris
Daniil Kasatkin, que atua pela equipa MBA Moscow, foi detido no Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, no passado dia 21 de junho. Segundo a AFP, as autoridades norte-americanas acreditam que Kasatkin mantinha uma vida dupla como hacker, envolvendo-se em ataques de ransomware.
A equipa de Kasatkin, o MBA Moscow, faz parte da VTB United League, uma competição que inclui maioritariamente clubes russos, além de equipas da Bielorrússia e do Cazaquistão.
Uma carreira desportiva com passagem pelos EUA
Antes da sua carreira na Rússia, Daniil Kasatkin teve uma breve passagem pelo basquetebol universitário norte-americano, tendo jogado pela Penn State durante a temporada de 2018-2019. A sua detenção representa uma reviravolta chocante na sua carreira desportiva, agora manchada por graves alegações de cibercrime.
Defesa alega inocência e total desconhecimento técnico
Frederic Belot, o advogado de Kasatkin, afirmou à AFP que o seu cliente está inocente e chocado com as acusações. "Ele comprou um computador usado. Não fez absolutamente nada de errado. Ele está em choque", declarou Belot.
A defesa sustenta que o atleta não possui quaisquer conhecimentos informáticos. "Ele é um inútil com computadores. Nem sequer consegue instalar uma aplicação. Ele não tocou em nada neste computador. Ou o computador foi alvo de hacking, ou foi-lhe vendido por um hacker que se queria fazer passar por outra pessoa", acrescentou o advogado.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!