
A Microsoft lançou um conjunto de atualizações de emergência, conhecidas como "out-of-band", para resolver um problema crítico que impedia as operações de reposição e recuperação do sistema em equipamentos com Windows. A falha foi introduzida após a instalação das atualizações de segurança de agosto de 2025.
Conforme a empresa confirmou no início da semana, o erro afeta tanto sistemas com Windows 11 como versões mais antigas do Windows 10, causando dores de cabeça a utilizadores domésticos e a profissionais de TI.
O problema causado pelas atualizações de agosto
A instalação das atualizações de segurança deste mês resultou em falhas nas tentativas de repor ou recuperar o sistema operativo. Utilizadores que tentaram recorrer à ferramenta "Repor o meu PC", para reinstalar o sistema mantendo os ficheiros, viram o processo falhar. O mesmo aconteceu com quem utilizou a opção "Corrigir problemas utilizando o Windows Update", que permite reinstalar o sistema preservando ficheiros, aplicações e definições.
O problema estende-se também ao ambiente empresarial, afetando os profissionais de TI que tentavam repor dispositivos remotamente através do fornecedor de serviços de configuração RemoteWipe (CSP). As atualizações problemáticas que estão na origem desta falha são a KB5063875 (Windows 11 23H2 e 22H2), a KB5063709 e a KB5063877 (ambas para diferentes versões do Windows 10).
A solução já está disponível
Apenas um dia após confirmar oficialmente a existência do problema, a Microsoft agiu rapidamente e disponibilizou novas atualizações de emergência para o corrigir. A empresa recomenda que os utilizadores que ainda não instalaram as atualizações de segurança de agosto optem por instalar diretamente estas novas versões "out-of-band".
As novas atualizações que resolvem a falha são:
KB5066189 (Windows 11, versões 23H2 e 22H2)
KB5066188 (Windows 10 22H2 e versões Enterprise LTSC 2021)
KB5066187 (Windows 10 Enterprise LTSC 2019 e IoT Enterprise LTSC 2019)
"Foi lançada hoje, 19 de agosto de 2025, uma atualização não relacionada com segurança 'out-of-band' (OOB) para resolver este problema. Esta é uma atualização cumulativa, pelo que não precisa de aplicar nenhuma atualização anterior antes de a instalar, uma vez que substitui todas as anteriores para as versões afetadas", explicou a empresa. A Microsoft acrescenta ainda que "se o seu dispositivo não for afetado por este problema, não precisa de instalar esta atualização OOB".
As correções estão disponíveis como atualizações opcionais através do Windows Update e do Windows Update for Business, podendo também ser descarregadas manualmente a partir do Catálogo Microsoft Update.





Qua 20 Ago 2025 - 11:25 por Zuca



