
O Mozilla Firefox captou recentemente as atenções ao ser distinguido na lista de Melhores Invenções de 2025 da revista TIME, graças à sua funcionalidade "shake to summarize". Agora, o popular navegador prepara-se para introduzir outra novidade muito requisitada pelos utilizadores: uma VPN gratuita e integrada.
Uma nova aposta na privacidade
Segundo informações avançadas pelo The Register, a Mozilla já está a recrutar beta testers para experimentar esta nova funcionalidade que, embora em fases iniciais de desenvolvimento, deverá surgir junto à barra de pesquisa. Este novo serviço será um produto distinto da já existente Mozilla VPN, com a principal diferença a ser a sua gratuitidade e o facto de operar exclusivamente dentro do browser.
A versão paga, por sua vez, continuará a ser uma opção para quem procura uma solução mais robusta, permitindo a utilização em até cinco dispositivos diferentes, ao contrário da nova oferta que se limitará ao tráfego do Firefox. Esta abordagem é semelhante à que já vemos em outros browsers como o Brave, Opera e Vivaldi.
Como vai funcionar a fase de testes
A Mozilla planeia adotar uma abordagem de desenvolvimento gradual, começando com uma versão básica da VPN e adicionando funcionalidades com base no feedback dos utilizadores. A funcionalidade deverá ser lançada primeiro no desktop e, posteriormente, nos dispositivos móveis.
Um detalhe interessante da versão inicial é que a VPN irá conectar-se automaticamente ao servidor com o melhor desempenho. Isto significa que, numa primeira fase, poderá não ser a ferramenta ideal para contornar restrições geográficas.
Os convites para a fase beta serão feitos através de pop-ups aleatórios apresentados a utilizadores do Firefox, que terão a opção de recusar o convite ou remover a funcionalidade da barra de ferramentas a qualquer momento.
A questão da privacidade
Estando em fase de testes, a Mozilla irá recolher alguns dados para monitorizar o desempenho da VPN. No entanto, a empresa garante que apenas serão guardados os dados estritamente necessários, que serão agregados para anonimizar os utilizadores e eliminados após três meses, reforçando o seu compromisso com a Privacidade.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!