
O Tails, o sistema operativo focado em proteger os utilizadores da vigilância e censura, acaba de receber a sua mais recente atualização com o lançamento da versão 7.1. Esta nova versão traz melhorias significativas na usabilidade e, mais importante, reforça o isolamento e a privacidade do Tor Browser.
Navegador Tor ainda mais seguro
A principal novidade do Tails 7.1 está na forma como o Tor Browser inicia. Em vez de abrir uma página online alojada no site do Tails, o navegador passa agora a ter uma página inicial offline. Esta alteração alinha a experiência dentro do Tails com a do Tor Browser tradicional, garantindo que o primeiro contacto com o navegador não depende de uma ligação à internet.
Além disso, a equipa removeu a mensagem "A sua ligação ao Tor não está a ser gerida pelo Tor Browser" que aparecia em novos separadores, simplificando a interface para quem já está a usar a rede Tor.
Melhorias de usabilidade e software atualizado
A pensar na experiência do utilizador, o Tails 7.1 melhora o aviso do sistema que surge quando é necessária uma palavra-passe de administrador para abrir uma aplicação, especialmente nos casos em que nenhuma foi definida no ecrã de boas-vindas. As novas instruções são agora mais claras e diretas.
Como é habitual, esta versão inclui software atualizado para garantir a máxima segurança e funcionalidade. O Tor Browser foi atualizado para a versão 14.5.8, o cliente Tor para a 0.4.8.19 e o cliente de email Thunderbird para a versão 140.3.0.
Numa nota mais técnica, o pacote ifupdown foi removido do sistema, uma alteração que pode afetar algumas configurações de rede mais específicas, conforme detalhado no anúncio oficial. Estas mudanças combinadas visam fortalecer a privacidade, a usabilidade e a fiabilidade da plataforma.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!