
Seja no TikTok, nos Reels do Instagram ou nos YouTube Shorts, o formato de vídeo curto tem um efeito quase hipnótico que torna quase impossível ver apenas um. Este fenómeno agrava-se à medida que o algoritmo aprende os nossos gostos, criando um ciclo vicioso de conteúdo que nos prende ao ecrã. Consciente disto, a plataforma está a lançar uma nova ferramenta para ajudar os utilizadores a gerir o tempo que passam a deslizar pelo feed.
Limites para um consumo mais consciente
A empresa anunciou, numa nova publicação de suporte partilhada pelo Android Police, a introdução de um temporizador diário para os Shorts em dispositivos móveis. A nova funcionalidade, acessível através das definições da aplicação, permitirá a cada utilizador definir um limite máximo de tempo de visualização. Ao atingir esse limite, a aplicação exibirá um aviso, que pode ser dispensado, informando que o feed de Shorts foi pausado até ao dia seguinte.
Segundo a Google, esta medida visa promover uma utilização mais "deliberada" da plataforma. O objetivo é permitir que os utilizadores continuem a explorar os conteúdos que apreciam, mas sem perderem a noção do tempo. O novo temporizador deverá surgir nas definições gerais da app, juntando-se a outras opções de bem-estar digital já existentes, como os lembretes para "fazer uma pausa" ou para a "hora de dormir".
Controlos parentais a caminho
A pensar nos utilizadores mais jovens, o YouTube planeia integrar esta funcionalidade nos controlos parentais ainda durante este ano. Com esta adição, os pais poderão não só definir limites de tempo para os seus filhos, mas também tornar o aviso de pausa não dispensável. Esta opção mais restrita garante que as crianças fazem uma gestão mais equilibrada do seu tempo de ecrã, evitando o consumo excessivo de vídeos curtos.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!