1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

bandeira da união europeia

 

A Comissão Europeia concluiu que a Meta (proprietária do Facebook e Instagram) e o TikTok violaram as regras da Lei dos Serviços Digitais (LSD), colocando um travão na transparência e na segurança dos utilizadores. As empresas têm agora a oportunidade de corrigir as falhas, caso contrário enfrentam multas que podem atingir 6% da sua faturação anual a nível mundial.

 

Entraves à investigação e à transparência

 

Segundo a Comissão Europeia, as três plataformas – Facebook, Instagram e TikTok – implementaram "procedimentos e ferramentas onerosas" que dificultam o acesso de investigadores a dados públicos. Esta barreira impede ou limita estudos independentes sobre temas cruciais, como a exposição de menores a conteúdos ilegais ou prejudiciais online. A Comissão sublinha que "permitir o acesso dos investigadores aos dados das plataformas é uma obrigação essencial de transparência ao abrigo da LSD".

 

Falhas da Meta na denúncia de conteúdos e nos recursos

 

A Meta enfrenta acusações adicionais pela ausência de um mecanismo simples que permita aos utilizadores denunciar facilmente publicações com conteúdo ilegal, como material de abuso sexual infantil. A investigação apurou que as ferramentas do Facebook e do Instagram exigem vários passos e recorrem a "dark patterns" – interfaces propositadamente confusas – que desencorajam a denúncia, violando as regras da LSD que exigem mecanismos de fácil utilização.

Além disso, o processo de recurso para utilizadores cujas publicações foram removidas ou contas suspensas foi considerado ineficaz. Nem o Facebook nem o Instagram permitem que os utilizadores expliquem a sua perspetiva ou forneçam provas para fundamentar os seus recursos, limitando a eficácia do processo.

 

As reações das empresas e os próximos passos

 

Tanto a Meta como o TikTok terão agora a oportunidade de analisar os ficheiros da investigação e responder por escrito às conclusões da Comissão. Se não implementarem as alterações necessárias para cumprir a legislação, poderão ser sancionadas.

Em declarações ao Financial Times, um porta-voz da Meta discordou das acusações, afirmando que "as soluções implementadas correspondem ao que é exigido pela lei na UE". Já o TikTok declarou estar a rever as conclusões, mas levantou a questão de uma "tensão direta" entre os requisitos de acesso a dados da LSD e as salvaguardas de dados do RGPD, solicitando orientação aos reguladores sobre "como estas obrigações devem ser conciliadas".




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech