1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

RAM a arder com notas de euro a cair atrás

Pua Khein-Seng, CEO da Phison, uma das principais empresas no desenvolvimento de chips controladores para componentes SSD e outros dispositivos de memória flash, deixou um aviso muito sério sobre a atual falta de memória RAM no mercado.

Numa entrevista à Next TV conduzida por Ningguan Chen na televisão de Taiwan, o executivo concordou que a escassez é tão grave que poderá forçar várias fabricantes a reduzir as suas linhas de produtos já na segunda metade de 2026. O cenário mais extremo aponta mesmo para o encerramento de algumas empresas, caso não consigam garantir os componentes essenciais para a sua operação.

O peso da inteligência artificial e a mudança de hábitos

Durante a conversa, que foi traduzida e corroborada por fontes ligadas à imprensa norte-americana, Khein-Seng clarificou que o fecho de empresas e a descontinuação de produtos são possibilidades muito reais se o fornecimento de memória falhar. Como consequência direta, o líder da Phison antevê uma mudança significativa no comportamento dos consumidores: nos próximos anos, as pessoas deverão optar cada vez mais por reparar os seus equipamentos avariados, em vez de os deitarem para o lixo.

A raiz deste problema global está fortemente ligada ao crescimento explosivo dos centros de dados focados em inteligência artificial, que estão a absorver a esmagadora maioria da oferta mundial de memória. Este desequilíbrio sem precedentes entre a procura e a oferta fez com que os preços da RAM triplicassem, quadruplicassem ou chegassem mesmo a sextuplicar nos últimos meses.

Gigantes tecnológicas também sofrem com a crise

O impacto desta falta de componentes sente-se em toda a indústria tecnológica, afetando até as maiores marcas mundiais. A Nvidia, por exemplo, poderá falhar o lançamento de uma nova placa gráfica para videojogos pela primeira vez em 30 anos devido a esta situação. Da mesma forma, até a Apple poderá enfrentar dificuldades inéditas para assegurar a quantidade necessária de RAM, bem como os chips de memória vitais para o armazenamento SSD dos seus equipamentos.

O mercado de DRAM é atualmente dominado por apenas três empresas, que controlam cerca de 93 por cento de toda a produção global. Embora estas fabricantes estejam a construir novas infraestruturas, a expansão está a ser feita de forma muito cautelosa. As marcas decidiram dar prioridade às margens de lucro, evitando expandir a produção de forma demasiado rápida para não correrem o risco de excesso de oferta e eventuais perdas financeiras no futuro, o que significa que os efeitos desta crise de componentes poderão arrastar-se em tudo o que envolva computação ao longo dos próximos anos.

Foto do Autor

Aficionado por tecnologia desde o tempo dos sistemas a preto e branco

Ver perfil do usuário Enviar uma mensagem privada Enviar um email Facebook do autor Twitter do autor Skype do autor

conectado
Encontrou algum erro neste artigo?



Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech