1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » PJ deteve suspeitos de criarem larga operação de burla informática em Portugal
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

PJ deteve suspeitos de criarem larga operação de burla informática em Portugal em Qua 30 Mar 2022 - 10:04

DJPRMF

Hacker sobre um computador

A PJ confirmou ter realizado recentemente uma nova operação, conhecida como “Selatis”, que teve como objetivo desmantelar uma rede criminosa que tentava atacar os sistemas informáticos de empresas.

De acordo com o comunicado, a operação foi realizada através da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T), tendo sido detidos 25 indivíduos e realizados 27 mandados de buscas domiciliárias e não domiciliárias, nos concelhos de Lisboa, Cascais, Amadora, Almada, Setúbal, Loures, Espinho e Porto.

Esta investigação terá começado em 2020, num esquema que era conhecido como “CEO Fraud”. Substituindo-se às verdadeiras empresas, os suspeitos criaram vários endereços de correio eletrónico fraudulentos, alteraram dados de pagamento e induziram as vítimas a efetuar avultadas transferências monetárias, para contas bancárias por si controladas e que se destinavam ao branqueamento de capitais.

Para as vítimas, estas acreditavam encontrar-se a falar com as empresas, e não com os atacantes.

Paralelamente, os mesmos agentes do crime criaram “websites” que simulavam empresas já existentes e que se dedicavam à comercialização de produtos de proteção individual, como seja luvas de látex, fatos de proteção, máscaras cirúrgicas e álcool-gel e após receberem o contacto das empresas interessadas, contactavam as mesmas por email ou telefone, fechando negócios com a condição da realização do pagamento antecipado.

O grupo terá aproveitado o período da pandemia para iniciar as suas atividades maliciosas, aproveitando-se do facto que muitas empresas começaram a trabalhar em formato digital.

No total terão sido usadas 50 contas bancárias em Portugal usadas para o esquema, com prejuízos em torno de 1 milhão e 300 mil euros.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech