
A conhecida burla "Olá pai, Olá mãe", que tem vitimado inúmeros portugueses, sofreu um novo revés. A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, anunciou a detenção de dois homens no concelho de Caldas da Rainha, indiciados por um conjunto de crimes que incluem burla qualificada, falsidade informática e branqueamento de capitais.
O modus operandi da fraude
O esquema, que assenta na engenharia social, é já um clássico do cibercrime em Portugal. Segundo a Polícia Judiciária, os suspeitos contactavam as vítimas através de mensagens, fazendo-se passar por um filho ou familiar próximo. Alegando uma situação de emergência, como a perda ou avaria do telemóvel, solicitavam transferências bancárias urgentes para contas por si controladas.
Investigação culmina em detenções
A operação policial incluiu a realização de uma busca domiciliária, que resultou na apreensão de diversos equipamentos informáticos. As autoridades acreditam que estes dispositivos eram a principal ferramenta utilizada para a execução das burlas. A investigação, titulada pelo DIAP de Leiria, continua em curso para apurar o número exato de vítimas e a totalidade dos valores subtraídos.
Uma atividade criminosa a tempo inteiro
Os detidos, com 24 e 25 anos, já possuem antecedentes criminais. De acordo com a investigação, a prática destes crimes constituía o seu principal e único meio de subsistência, não lhes sendo conhecida qualquer atividade laboral ou fonte de rendimento lícita. Os homens serão agora presentes a primeiro interrogatório judicial para aplicação das respetivas medidas de coação.