
A agência espacial norte-americana decidiu rever o calendário da sua próxima missão tripulada e trazer boas notícias para quem acompanha a exploração espacial. A NASA anunciou que o lançamento da missão Crew-12, em parceria com a SpaceX, foi antecipado em quatro dias, passando agora a ter como data alvo o próximo dia 11 de fevereiro.
Inicialmente previsto para o dia 15 de fevereiro, o lançamento deverá ocorrer a partir do Cabo Canaveral, na Flórida. Se as condições meteorológicas e técnicas o permitirem, a descolagem do foguetão Falcon 9 acontecerá não antes das 11:01 (hora de Lisboa). Esta alteração de planos visa restabelecer a normalidade na Estação Espacial Internacional (ISS), que se encontra atualmente com uma tripulação reduzida.
Um regresso necessário após imprevistos médicos
A urgência em enviar a nova equipa prende-se com os eventos recentes a bordo da ISS. Em janeiro, a NASA tomou a decisão de trazer a equipa da Crew-11 de volta à Terra um mês antes do previsto. Esta medida foi motivada por uma preocupação médica com um dos astronautas que, embora estivesse estável, necessitava de diagnóstico e acompanhamento que não podiam ser garantidos com o equipamento disponível em órbita.
Com o regresso antecipado da Crew-11 no dia 15 de janeiro, a estação espacial ficou a cargo de apenas três pessoas: o astronauta americano Chris Williams e dois cosmonautas russos. A chegada da Crew-12 é fundamental para aliviar a carga de trabalho e retomar o pleno funcionamento das experiências científicas. A nova tripulação é composta pelos astronautas da NASA Jessica Meir e Jack Hathaway, pela astronauta da Agência Espacial Europeia (ESA) Sophie Adenot e pelo cosmonauta da Roscosmos Andrey Fedyaev, que já se encontram em quarentena para garantir a segurança biológica da missão.
Falcon 9 com luz verde e horários para Portugal
A missão esteve brevemente em dúvida devido a problemas técnicos com o foguetão da SpaceX. A empresa de Elon Musk teve de suspender temporariamente os voos do Falcon 9 após uma anomalia detetada no estágio superior. No entanto, a Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos deu luz verde para o regresso aos voos no passado dia 6 de fevereiro, abrindo caminho para esta antecipação.
Para os entusiastas em Portugal que queiram acompanhar o evento, a transmissão da cobertura do lançamento começará por volta das 09:00 da manhã de dia 11 de fevereiro. Se tudo correr como planeado, a cápsula Dragon deverá acoplar ao laboratório orbital no dia seguinte, 12 de fevereiro, aproximadamente às 15:30 (hora de Lisboa).
Toda a operação, desde a preparação até à acoplagem, será transmitida em direto através das plataformas NASA+, Amazon Prime e no canal de YouTube da agência, conforme detalhado no comunicado oficial da NASA.