1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » NASA surpreende e antecipa lançamento da missão Crew-12 da SpaceX
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

NASA surpreende e antecipa lançamento da missão Crew-12 da SpaceX em Sáb 7 Fev 2026 - 16:08

DJPRMF

Tripulação da Crew 12

A agência espacial norte-americana decidiu rever o calendário da sua próxima missão tripulada e trazer boas notícias para quem acompanha a exploração espacial. A NASA anunciou que o lançamento da missão Crew-12, em parceria com a SpaceX, foi antecipado em quatro dias, passando agora a ter como data alvo o próximo dia 11 de fevereiro.

Inicialmente previsto para o dia 15 de fevereiro, o lançamento deverá ocorrer a partir do Cabo Canaveral, na Flórida. Se as condições meteorológicas e técnicas o permitirem, a descolagem do foguetão Falcon 9 acontecerá não antes das 11:01 (hora de Lisboa). Esta alteração de planos visa restabelecer a normalidade na Estação Espacial Internacional (ISS), que se encontra atualmente com uma tripulação reduzida.

Um regresso necessário após imprevistos médicos

A urgência em enviar a nova equipa prende-se com os eventos recentes a bordo da ISS. Em janeiro, a NASA tomou a decisão de trazer a equipa da Crew-11 de volta à Terra um mês antes do previsto. Esta medida foi motivada por uma preocupação médica com um dos astronautas que, embora estivesse estável, necessitava de diagnóstico e acompanhamento que não podiam ser garantidos com o equipamento disponível em órbita.

Com o regresso antecipado da Crew-11 no dia 15 de janeiro, a estação espacial ficou a cargo de apenas três pessoas: o astronauta americano Chris Williams e dois cosmonautas russos. A chegada da Crew-12 é fundamental para aliviar a carga de trabalho e retomar o pleno funcionamento das experiências científicas. A nova tripulação é composta pelos astronautas da NASA Jessica Meir e Jack Hathaway, pela astronauta da Agência Espacial Europeia (ESA) Sophie Adenot e pelo cosmonauta da Roscosmos Andrey Fedyaev, que já se encontram em quarentena para garantir a segurança biológica da missão.

Falcon 9 com luz verde e horários para Portugal

A missão esteve brevemente em dúvida devido a problemas técnicos com o foguetão da SpaceX. A empresa de Elon Musk teve de suspender temporariamente os voos do Falcon 9 após uma anomalia detetada no estágio superior. No entanto, a Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos deu luz verde para o regresso aos voos no passado dia 6 de fevereiro, abrindo caminho para esta antecipação.

Para os entusiastas em Portugal que queiram acompanhar o evento, a transmissão da cobertura do lançamento começará por volta das 09:00 da manhã de dia 11 de fevereiro. Se tudo correr como planeado, a cápsula Dragon deverá acoplar ao laboratório orbital no dia seguinte, 12 de fevereiro, aproximadamente às 15:30 (hora de Lisboa).

 

Toda a operação, desde a preparação até à acoplagem, será transmitida em direto através das plataformas NASA+, Amazon Prime e no canal de YouTube da agência, conforme detalhado no comunicado oficial da NASA.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech