1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

COLUNAS NO WRITER

TUTORIAL

1 - Escrever o que se quer (vg.,Títulos) fora das colunas.
2 - Mudar de linha tantas vezes quanto o intervalo desejado.
3 - Escrever (alinhado à esquerda) uma letra na primeira linha que se quer com a divisão em colunas.
4 - Seleccionar a letra.
5 - Ir ao menu “Formatar” > “Colunas...” e, na janela que aparece, definir o número de colunas desejado.
6 - Indicar “Esta selecção” em “Aplicar a”
7 - Definir o espaçamento entre as colunas
8 - “OK”.
9 - Apagar a letra que se escreveu para obter a formatação
De início apenas surge uma linha no número de colunas indicado: não há problema, que as outras vão aparecendo!
Agora é só escrever, colar citações copiadas de outro(s) documento(s), etc.,.

NOTA: Por vezes o Writer cria mais espaço que o necessário, pelo que após terminar o trabalho (que aparecerá de início só na coluna da esquerda) há que levar o cursor, com o rato ou com as teclas de seta, até ao fim da coluna da direita e – com cuidado para não apagar o que se escreveu – usar a tecla “Back Space” para reduzir o espaço até ter o texto dividido pelas colunas.

Caso se queira copiar o documento produzido para outra página do Writer tem que se fazer isso em duas partes:
Primeiro a que não vai em mais que uma coluna, depois seguir os passos 2 a 9 acima indicados e colar o copiado das colunas originais com o cursor no início da primeira coluna.

Copiar para outros programas, mantendo a formatação, não sei. Para o Word, poderá bastar guardar o ficheiro no formato ".doc" incluído na janela de gravação do Writer.

Henrique Trindade
Escrito por
Henrique Trindade

Encontrou algum erro neste artigo?
Boa dica... Wink





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech