1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

ficheiro ZIP como remover senha password

 

Se chegou a este artigo, possivelmente encontra-se a tentar remover a senha de um arquivo ZIP ou RAR. Estes ficheiros podem ser normalmente protegidos com uma senha para evitar o acesso indevido.

 

A questão parece simples: Como remover a senha de um ficheiro comprimido ZIP ou RAR?

A resposta: Não é possível. Bom, pelo menos não num formato prático do qual vamos explicar em seguida.

 

Os ficheiros comprimidos, sejam ZIP, RAR ou qualquer outro, possuem entre as suas funções a capacidade de proteger os conteúdos com uma senha. Isto impede que terceiros possam aceder a conteúdos sem autorização e será certamente uma forma de garantir a segurança dos próprios ficheiros comprimidos.

 

proteger ficheiro zip senha

 

Estas senhas são adicionadas nos próprios ficheiros comprimidos, pelo que é praticamente impossível de aceder às mesmas de forma direta. Mas, em certas situações, pode-se necessitar de aceder a um determinado ficheiro do qual já não se recorda a senha, mesmo que tenha sido criado pelo próprio utilizador.

 

Com a ideia que a grande maioria dos sistemas podem ser contornados, os utilizadores podem ter a ideia que “quebrar” a senha de um ficheiro comprimido é igualmente simples. No entanto, não é. Na verdade, é praticamente impossível descobrir a senha de um ficheiro comprimido devido ao próprio formato em que esta foi encriptada no ficheiro.

 

Atualmente também não é conhecida nenhuma falha nas extensões mais populares de ficheiros comprimidos que permitam descobrir estas senhas, pelo que não existe tecnicamente nenhuma forma de as aceder.

 

No entanto, ainda assim é possível encontrar centenas de programas na Internet que prometem remover as senhas destes ficheiros. Então em que ficamos?

 

Esquemas e publicidade mascarada

 

A maioria dos programas que prometem remover a password de um ficheiro comprimido funcionam na base de brute-force, dicionário ou outros métodos de "adivinhação" e aliciam os utilizadores sobre publicidade enganosa ou falsa.

Brute force consiste numa técnica de testar diferentes combinações aleatórias de senhas. Cada letra, símbolo ou número da senha é testado de forma aleatória até ser descoberta a senha final. Como se pode entender pela explicação, este processo não é algo simples, e certamente não é algo que seja feito de forma imediata...

 

Em alguns casos podem também ser fornecidos tentativas de recuperação da senha por ataques de dicionário, onde se testa algumas das senhas mais utilizadas. Novamente, isto será apenas útil caso a senha do ficheiro seja uma das existentes em dicionários de passwords ou seja relativamente simples de adivinhar.

 

exemplo de programa de recuperação

 

Na grande maioria dos casos, estes programas publicitam as suas funções de uma forma “cinzenta” para os utilizadores mais desatentos. Na verdade, é tecnicamente possível descobrir a senha utilizando o método de Brute-force, porém é um processo que pode demorar meses, anos ou mesmo séculos, dependendo da complexidade da senha utilizada. Mesmo que fosse utilizado um super-computador para esta tarefa, ainda assim iria ser necessário anos até que uma senha segura fosse descoberta!

 

Ou seja, a menos que o ficheiro comprimido possua uma senha relativamente simples de utilizar (e aqui estamos a falar de algo bastante simples, como apenas uma ou duas letras), a possibilidade real de encontrar a senha com estes programas e num período de tempo que seja inferior ao da esperança de vida do utilizador é perto de 0%, não importa o que digam em publicidade.

 

A grande maioria possui como intuito apenas extorquir o dinheiro para pagamento dos utilizadores. A piorar a situação, alguns programas podem até enganar o utilizador, informando que a senha pode ser descoberta mas apenas se for realizado o pagamento de uma licença – e se o utilizador pagar, ainda assim terá de “esperar” pelo brute-force, que como vimos anteriormente pode demorar séculos... Não incluindo ainda software que possa ter em segundo plano outro tipo de intenções – como a instalação de malware ou roubo de dados pessoais.

 

Então como removo a senha de um ficheiro comprimido?

 

Se a explicação anterior ainda não foi clara, então o TugaTech resume: Não é possível.

A menos que tenha um sistema 24 horas por dia ligado durante um período de vários anos, constantemente a realizar tentativas de senhas, não existe uma forma de descobrir a password de ficheiros comprimidos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech