Numa altura em que a Uber continua a ser meio de protestos em Portugal, a plataforma concordou recentemente em pagar uma multa de quase 148 milhões de dólares, derivado de ter escondido um roubo de dados no passado.
O caso remota a 2016, quando vários dados de utilizadores da empresa terão sido acedidos por terceiros, afetando mais de 7 milhões de motoristas e 57 milhões de clientes na plataforma. Apesar de este caso ter acontecido em 2016, a revelação pública do mesmo apenas aconteceu o ano passado, quando uma auditoria externa revelou a falha.
Na altura, a empresa terá tentado ocultar o fato de ter sido atacada, chegando mesmo a pagar mais de 100 mil dólares aos hackers para que o conteúdo não fosse tornado público. Os utilizadores afetados apenas terão tido conhecimento durante o mês de Abril, quando começou a ser enviado um conjunto de notificações para os lesados.
Com o pagamento desta multa, a empresa evita assim possíveis sanções superiores. De relembrar que, na altura, a empresa era gerida por Travis Kalanick – o fundador da plataforma – e a descoberta do roubo ocorreu quando Dara Khosrowshahi já se encontrava na posição.
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