A Google pode ser uma das maiores empresas de tecnologia atualmente no mundo, mas isso não impede que um simples estagiário possa causar prejuízos avultados devido a um pequeno erro.
Um estagiário da empresa terá deixado um conjunto de anúncios publicitários em branco para milhões de websites, causando prejuízos à empresa na ordem dos 10 milhões de dólares. Segundo o portal Financial Times, o erro terá levado a que vários conteúdos publicitários partilhados no sistema de Ad Exchange apresentassem apenas imagens em branco por um período de 45 minutos.
O erro terá acontecido devido a um estagiário que, durante uma sessão de treino, terá realizado inadvertidamente uma compra em nome da Google por publicidade sem conteúdo, e com valores muito acima do que são normais de encontrar - o que terá forçado a apresentação do conteúdo em branco com destaque em mais websites.
A piorar a situação, o estagiário terá realizado uma suposta compra em nome da empresa no sistema de anúncios da mesma no valor de 25 dólares por CPM (custo por mil impressões). Este valor encontra-se normalmente na casa dos 2-4 dólares, pelo que terá também aumentado os prejuízos finais.
Apesar de ter confirmado a falha, a Google não revelou o número de anunciantes afetados pelo erro, e o valor de 10 milhões parte apenas de uma estimativa, tendo em conta que os números reais podem nunca vir a ser revelados.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!