1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Malware no android

 

As baterias de qualquer smartphone vão diminuindo a sua capacidade de aguentar uma carga com o tempo, mas as apps que estão instaladas também possuem um papel fundamental nessa tarefa.

 

Certas aplicações não estão tão bem otimizadas para pouparem energia em segundo plano, enquanto outras são especialmente desenhadas para este fim por serem malware. Este é exatamente o caso que foi recentemente descoberto na Play Store, onde várias aplicações populares estão a consumir recursos dos equipamentos, tanto em nível de dados móveis como de bateria, para a apresentação de publicidade.

 

De acordo com a empresa Oracle Data Cloud, citada pelo portal Phone Arena, várias aplicações na Play Store e sobre os mais variados temas, possuem um malware conhecido como DrainerBot. Este realiza o download de publicidade em segundo plano para os equipamentos, e inicia a reprodução dos conteúdos em segundo plano, sem que o utilizador se aperceba. Desta forma, a publicidade conta como vista para os programadores – e a receita da mesma é assim obtida – mas não surge para os utilizadores finais.

 

Uma vez que o malware trabalha em segundo plano, todo o procedimento é realizado à custa de recursos do sistema, levando a um gasto elevado de bateria e consumo de dados móveis. Esta prática é bastante rentável para os programadores mal-intencionados, mas para os utilizadores pode levar a gastos de quase 10GB de dados por mês – além do consumo mais elevado da bateria.

 

A empresa revela ter descoberto o malware em várias aplicações na Play Store, mas apenas foram, por enquanto, reveladas o nome de cinco: Perfect365, VertexClub, Draw Clash of Clans, Touch ‘n’ Beat - Cinema e Solitaire: 4 Seasons. Destas, apenas a última ainda se encontra atualmente na Play Store, sendo que todas as restantes já terão sido removidas pela Google. Algumas das apps descobertas possuíam mais de 10 milhões de downloads, sendo que é possível a lista ser bem mais extensa.

 

Para verificar se alguma aplicação encontra-se a consumir dados elevados do equipamento, poderá verificar as definições do Android (Definições > Redes e Internet > Utilização de dados), onde deve surgir a lista de todas as apps instaladas e os dados consumidos pelas mesmas. Caso verifique que alguma está a consumir mais do que deveria, é possível que esteja a ser afetada pelo DrainerBot.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech