O Gmail começou a disponibilizar para todos os utilizadores a sua nova funcionalidade de Modo Confidencial. Esta função já tinha sido confirmada anteriormente pela empresa, mas apenas agora começa a chegar aos utilizadores finais da plataforma.
Plataformas como o WhatsApp e Telegram permitem que os utilizadores troquem mensagens com os seus contactos de forma rápida e segura, e a Google pretende agora implementar algo similar também para mensagens de email.
O modo confidencial pretende ser uma funcionalidade do Gmail para garantir mais privacidade e segurança na troca de mensagens entre utilizadores. Com a mesma, as mensagens não podem ser copiadas, reencaminhadas, descarregadas ou imprimidas pelos destinatários.
Com esta funcionalidade previne-se que informação sensível possa ser explorada das mensagens e enviada para a internet. Apesar de ainda ser possível recolher a informação dessas mensagens, o processo torna-se muito mais complicado.
A funcionalidade encontra-se a ser disponibilizada gradualmente para todas as contas do Gmail, e pode ser ativada pelo pequeno ícone de um cadeado com tempo que surge na barra de compor um novo email.
Ao abrir a mesma, surge uma pequena janela com algumas das opções que podem ser configuradas.
Caso a mensagem seja enviada diretamente para uma conta do Gmail, os destinatários poderão verificar os conteúdos diretamente da plataforma. Isto permite aceder ao conteúdo das mensagem sem que seja necessário sair da interface principal do Gmail, sendo que algumas informações respeitantes à data de revogação do acesso à mensagem - caso esteja configurada - também surgem indicados.
Para outros endereços a mensagem irá conter um link que os utilizadores podem aceder, e a partir do qual poderão verificar o conteúdo do email enviado.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!