Depois de ter permanecido vários anos em crescimento, o mercado dos smartphones começa agora a registar as primeiras quedas nas vendas a nível mundial.
Estes dados já eram esperados, tendo em conta que várias empresas têm reportado quedas nas vendas dos seus dispositivos – nomeadamente a LG, Sony e até a Apple. De acordo com os dados da Counterpoint Research, a venda mundial de smartphones voltou a sofrer uma queda no segundo trimestre de 2019, em aproximadamente 1.2%.
Este será o sétimo trimestre consecutivo onde o mercado dos smartphones tem vindo a registar quedas nas vendas. Um dos principais motivos para isso pode encontrar-se no preço cada vez mais elevado dos modelos de topo das principais fabricantes, o que acaba por afastar muitos consumidores de adquirirem estes modelos – ou a optarem por marcas mais baratas.
Apesar de os números apontarem para quedas mundiais nas vendas, ainda existem algumas marcas que conseguem superar a tendência. A Samsung e a Huawei registaram um aumento nas vendas face ao trimestre do ano anterior, num total de 7.1 e 4.6%, respetivamente.
Por sua vez, a Apple e LG sentiram quedas mais acentuadas, em torno dos 11.9 e 18.5%, respetivamente.
Ainda dentro do crescimento encontram-se marcas como a Lenovo, Vivo e Xiaomi. A Realme foi um dos destaques deste trimestre, com um crescimento de quase 848%, mas isto apenas acontece porque a marca não era tão expressiva no mercado o ano passado, e os recentes lançamentos da mesma impulsionaram um elevado crescimento.
Ainda assim, a fabricante conseguiu atingir a lista das empresas de maior destaque a nível internacional, e tudo isto em menos de um ano.
No que respeita à quota no mercado, a Samsung e Huawei continua a ser as líderes da tabela dominando o mercado de smartphones, com a Apple a surgir em terceira posição – o que pode vir a mudar com a revelação dos novos iPhones este ano.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!