Ter um canal verificado no YouTube vai ser uma tarefa ainda mais complicada a partir de agora, com novas mudanças que a plataforma revelou para todos os criadores de conteúdos.
De acordo com o comunicado do YouTube, a empresa pretende alterar a forma como processa a verificação de canais dentro do serviço. Até agora, para um canal ser verificado apenas necessitava de possuir até 100 mil inscritos, mas a empresa pretende agora deixar este valor de lado e concentrar-se mais em temas como a qualidade do conteúdo partilhado e o destaque do canal dentro de toda a comunidade.
Este novo sistema pode afetar como os criadores de conteúdos possuem os seus canais verificados, mesmo os que tenham atualmente o selo de verificação ativo. A mudança encontra-se prevista para meados de outubro, sendo que quem preencha os requisitos da empresa deverá ser automaticamente integrado na verificação. Por outro lado, que esteja atualmente verificado, mas não se enquadre nos novos requisitos deverá receber uma notificação da empresa a informar da medida, com a possibilidade de recorrer da decisão.
O objetivo final do YouTube passa por promover a criação de conteúdos com maior qualidade dentro da plataforma, deixando de ser considerado um canal com baixo conteúdo, mas um elevado número de subscrições como algo sinónimo de “qualidade”. Será, no entanto, interessante verificar como a Google irá selecionar o conteúdo considerado como de qualidade ou não.
O processo de verificação também irá começar a ser mais humanizado, deixando de ser um processo validado apenas por sistemas automáticos e passando a conter também uma vistoria manual de cada validação.
No entanto, a medida tem vindo a causar alguma confusão sobre os criadores de conteúdos, além de que muitos canais que até agora eram considerados como "verificados" começaram a receber as notificações que o vão deixar de ser por não reunirem as condições para tal.
Além destas alterações no processo de verificação, também se encontram previstas alterações na forma como os canais verificados vão surgir na plataforma. Invés de um visto em frente do nome do canal, estes passam agora a conter um fundo cinza a marcar que são considerados “verificados” pelo YouTube.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!