A Microsoft encontra-se a preparar algumas alterações na forma como os utilizadores poderão realizar pesquisas dentro do Windows, não apenas para tornar a tarefa mais simples para os utilizadores, mas também para reduzir os problemas que surgem do sistema de indexação dos conteúdos.
São bem conhecidos todos os problemas que a Microsoft tem vindo a verificar com as mais recentes versões do Windows e o sistema de indexação de conteúdos do sistema, nomeadamente a nível dos recursos consumidores. A empresa tinha preparado algumas alterações, mas parece que está planeado algo muito mais longe do que isso.
A empresa encontra-se a testar uma nova ferramenta que irá alterar o tradicional sistema de pesquisa do Windows 10. Apelidada de PowerLauncher, esta funcionalidade encontrava-se disponível dentro do pacote do PowerToys da empresa – normalmente utilizado para testar alguns conceitos.
O PowerLauncher irá permitir realizar pesquisas rápidas a partir de qualquer lugar no sistema operativo, e não apenas sobre os ficheiros dos utilizadores, mas também dentro de apps e na web. Deverá ainda receber suporte a um sistema de sugestão de termos – similar ao que o Google aplica na sua pesquisa – e permitirá abrir diretamente ficheiros ou comandos da pesquisa.
De momento a funcionalidade ainda se encontra em desenvolvimento inicial, sem qualquer previsão de quando irá encontrar-se disponível nas versões finais do Windows 10. Mas não deixa de ser interessante verificar como a Microsoft está a trabalhar para fornecer novas funcionalidades e experiências de pesquisa para os utilizadores do sistema, sobretudo depois das várias criticas neste sentido que foram surgindo nos últimos meses.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!