1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

malware em código verde

 

O Amazon Prime Day, que este ano se celebra nos dias 13 e 14 de outubro, é um evento importante do calendário de mais de 150 milhões de consumidores que procuram as melhores ofertas da plataforma.

 

Na última edição, a empresa vendeu mais de 175 milhões de produtos, superando os 2 mil milhões de dólares. Estes são valores muito atrativos para os cibercriminosos que, de acordo com investigadores da Check Point, têm investido nesta temática. No último mês, os domínios registados que contêm as palavras “Amazon” e/ou “Prime” duplicaram, estimando-se que 20% destes são de cariz malicioso.

 

Conscientes do interesse generalizado dos consumidores neste tipo de ofertas e do grande volume de informação gerada em volta da Amazon Prime Day, os cibercriminosos procuram obter receitas com o tema.

 

O registo de domínios que se assemelham a marcas confiáveis tem por objetivo principal o roubo de informações pessoais, credenciais bancárias, entre outros dados. Este método, conhecido por phishing, tem uma atuação muito simples: a vítima recebe um e-mail em nome de uma marca reconhecida, no qual é oferecido um desconto convidativo, junto com um link. Ao clicar, o utilizador é dirigido a uma página web falsa que visa o roubo de dados, sendo que pode também resultar no download involuntário de vírus informáticos.

 

“Temos detetado um aumento muito significativo do número de domínios maliciosos que imitam a Amazon, aproveitando-se do Prime Day. Antes de aceitar qualquer oferta deste gigante do comércio eletrónico, é importante que os utilizadores estabeleçam palavras-passe robustas, não incluam informação sensível na sua conta Amazon e tenham muita atenção ao nome do domínio. É crucial estar consciente de que os cibercriminosos também se estão a preparar para o Amazon Prime Day, pelo que um único clique no link errado pode colocar em risco a nossa informação pessoal e, inclusive, resultar em perdas económicas”, alerta Omer Dembinsky, director de Data Intelligence da Check Point.

 

No sentido de preservar a segurança dos utilizadores aquando compram online, a Check Point deixa alguns conselhos que permitirão aproveitar os descontos sem sobressaltos.

  • Ter atenção a potenciais erros ortográficos presentes no domínio: antes de realizar compras, é importante procurar no domínio por erros ortográficos que possam evidenciar o cariz malicioso da página.
  • Procurar pelo protocolo de segurança da página: evite a compra de produtos em páginas que não disponham de um certificado de segurança SSL ou o protocolo https.
  • Partilhar apenas a informação estritamente necessária: a realização de compras online exige, naturalmente, a partilha de alguns dados. Contudo, o pedido destes dados no ato de compra é duvidoso e pode ser indício de um ciberataque.
  • Utilizar palavras-passe sólidas e robustas: não haverá muito a fazer no caso de um cibercriminoso entrar na conta Amazon de um utilizador, pelo que se deve investir fundamentalmente na prevenção. Esta passa pela utilização de palavras-passe robustas, que combinem pelo menos 8 caracteres de letras, números e símbolos.
  • Não utilizar redes públicas: a utilização de redes Wi-Fi públicas para a realização de compras é muito desaconselhada. Não estando protegidas, estas redes oferecem uma maior possibilidade de sucesso aos atacantes que procuram intercetar o tráfego e as páginas dos dispositivos dos utilizadores. Ao fazê-lo, terão acesso a todos os seus dados pessoais e bancários, palavras-passe, entre muitos outros.
  • Desconfiar das ofertas desproporcionais: é importante que os utilizadores adotem uma visão crítica dos descontos apresentados. Para tal, pode ter-se em conta o valor do desconto, o produto em questão e a sua data de lançamento. Outro dos aspetos a considerar é o tempo que é dado para aproveitar o desconto que, no caso de ciberataques, costuma ser muito limitado.
  • Utilizar preferencialmente cartões de crédito: os cartões de débito estão vinculados às contas bancárias, pelo que a probabilidade dos atacantes acederem aos nossos dados é muito maior. Assim, é recomendável a utilização de cartões de crédito, que oferecem maior proteção.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech