A NetMarketShare era uma das empresas mais vezes referenciadas no que respeita a analisar o uso de diferentes navegadores no mercado da Internet. Mensalmente eram revelados os dados de uso de cada um dos maiores navegadores no mercado em grande pormenor, mas isso agora vai deixar de acontecer devido a alterações feitas pela Google no funcionamento do Chrome.
De acordo com a Net Applications, gestores do NetMarketShare, deixaram um comunicado a informar que vão deixar de fornecer dados relativamente ao uso dos diferentes navegadores no mercado. Segundo a empresa, esta decisão encontra-se baseada numa medida aplicada pela Google no Chrome e que vai drasticamente afetar a forma como as medições são realizadas.
Apesar de o website ainda se encontrar ativo, desde 1 de Novembro que vai deixar de fornecer informações mensais sobre o uso dos diferentes navegadores no mercado.
Em causa encontra-se a proposta da Google apelidada de “User Agent Client Hints”, que segundo a empresa promete mais privacidade para os utilizadores, mas ao mesmo tempo impede plataformas como a NetMarketShare de medirem o real uso do navegador no mercado.
Para quem não sabe, o User Agent trata-se de um pequeno conteúdo do navegador que é enviado para os sites quando os utilizadores acedem aos mesmos. Este normalmente envia pequenas informações sobre o sistema que está a realizar o pedido, como o navegador usado, a versão ou o sistema operativo. Na maioria dos casos, é um sistema usado para fornecer mais informações aos gestores dos sites, embora possa ter alguma utilidade prática também – por exemplo, separar utilizadores de dispositivos móveis e desktops.
A proposta da Google será basicamente a de remover este pedaço de código, deixando de fornecer qualquer informação – que é visto pela empresa como um risco de privacidade. A remoção desta funcionalidade do Chrome, apesar de garantir certamente mais privacidade, ao mesmo tempo também pode causar mudanças drásticas na forma como a medição de uso de cada navegador é feita – nomeadamente no caso do Chrome.
Face a isto, a NetMarketShare terá optado por descontinuar inteiramente o serviço de medição que vinha a manter faz mais de 14 anos, e que é muitas vezes usado como referencia para analisar a popularidade de diferentes navegadores no mercado.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!