O roubo de contas pela Internet é bastante vulgar, mas não é todos os dias que se encontra um hacker a vender contas associadas com altos executivos de empresas a nível mundial.
De acordo com o portal ZDNet, um hacker encontra-se a vender centenas de contas de email associadas com executivos de topo em diferentes empresas a nível mundial. Entre as contas é possível verificar endereços de CEOs, vice presidentes e diretores de diferentes empresas, incluindo algumas de renome no meio da tecnologia.
As contas terão sido obtidas através do roubo de dados por meio de sistemas infetados com o trojan “AzorUlt”, que foi exatamente desenvolvido para este fim. Os hackers encontram-se a vender packs de contas em fóruns da dark web com valores entre 100 e 1500 dólares cada.
Algumas das contas parecem estar em funcionamento e acessíveis com os dados que forma fornecidos para “teste” aos investigadores. A mesma fonte que testou o acesso a algumas das contas encontra-se também a informar as empresas afetadas para procederem com as medidas necessárias para a segurança das contas de email.
É importante referir que este ataque não afeta apenas os executivos das empresas, mas também os funcionários e até mesmo clientes, já que os emails podem ser usados para os mais variados fins – como campanhas de phishing ou até ataques em nome das pessoas que estão a ser as vitimas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!