1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Messenger e Instagram

 

Os utilizadores do Messenger e do sistema de mensagens do Instagram devem ter, recentemente, verificado que algumas das suas funcionalidades foram desativadas temporariamente – no que o Facebook sublinhou com um alerta para todos os utilizadores nas plataformas.

 

Depois da pequena mensagem de alerta deixada aos utilizadores, o Facebook agora clarifica o motivo para a desativação de algumas das funcionalidades. De acordo com o comunicado da rede social, a medida foi aplicada no Messenger e Instagram Direct como parte da Diretiva ePiracy da União Europeia – e do qual a rede social terá de se guiar a partir de agora.

 

Esta diretiva aplica limites sobre a forma como as plataformas de mensagens podem recolher informação dos utilizadores. Com isto, os utilizadores que estiverem em contacto dentro da União Europeia terão algumas das funcionalidades que recolhem dados dos utilizadores desativadas do serviço.

O Facebook sublinha que irá priorizar o desenvolvimento de tecnologias para melhorar o sistema de mensagens e chamadas através destas plataformas, mas que algumas das funcionalidades existentes terão de ser reformuladas e irão deixar de se encontrar disponíveis.

 

Além disso, a empresa refere também que as novas leis vão afetar a forma como a empresa pode utilizar as suas ferramentas de prevenção de abusos contra menores. Uma vez que a legislação proíbe a recolha de dados dos utilizadores, o Messenger e Instagram ficam sem capacidade de recolher as mensagens dos utilizadores para detetarem e notificarem sobre casos de abuso, o que torna muitas das ferramentas da empresa contra esta prática indisponíveis.

 

O Facebook sublinha que a lei vai ter impacto na forma como estas ferramentas analisam casos de abuso contra menores, e que a rede social encontra-se a fazer os possíveis para tentar implementar alternativas a este caso, que possam garantir a privacidade e também a segurança de todos.

 

Enquanto isso não acontece, os utilizadores do Messenger e Instagram Direct na Europa vão ter uma versão mais “lite” das aplicações, com algumas das funcionalidades removidas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech