Não existem dúvidas que o novo Edge da Microsoft tem vindo a dar que falar nos últimos tempos, não apenas pelas novas funcionalidades que estão a ser incluídas, mas também porque muitos o começam a ver como uma verdadeira alternativa ao Google Chrome – ainda mais porque se encontra pré-instalado em todos os sistemas Windows.
E numa altura em que os valores de navegadores rivais, como o Firefox, continuam a cair, seria apenas uma questão de tempo até se verificarem algumas mudanças.
De acordo com os dados mais recentes do portal StatCounter, o Microsoft Edge já terá conseguido ultrapassar a quota do Firefox no mercado. Os dados apontam que o Edge possui agora cerca de 8.03% de quota no mercado, enquanto que o Firefox possui cerca de 7.95%. Apesar de ser uma diferença ainda relativamente pequena, é importante relembrar que os números do Firefox têm vindo a cair praticamente todos os meses, e a tendência será de se manter.
Obviamente, o Google Chrome ainda continua como o líder da tabela, com uma quota de 67.09%, seguido pelo navegador Safari da Apple com 10.13%. Atrás do Firefox apenas se encontra o Opera com 2.61% e o Internet Explorer com 1.71%.
Se tivermos apenas em conta os valores associados com o sistema operativo Windows, isto coloca o Microsoft Edge como o segundo navegador mais popular no mesmo. E a tendência será certamente de se continuar a verificar um crescimento, como tem vindo a ser analisado até agora.