1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Starlink satélite

 

A SpaceX encontra-se a alargar consideravelmente a sua internet “Starlink”, sendo que em Portugal também já se começaram a aceitar reservas para o dispositivo e a ligação. No entanto, deverá ter atenção aos conteúdos que descarrega pela mesma.

 

De acordo com um utilizador do Reddit, a Starlink encontra-se a notificar os utilizadores que tentem usar a plataforma de internet de Elon Musk para descarregar conteúdos protegidos por direitos de autor.

O utilizador em questão tentou descarregar conteúdos via torrent sem usar uma VPN, sendo que em resposta a Starlink enviou uma notificação para o mesmo, a informar que tal uso da ligação constitui uma violação do contrato acordado com a empresa, podendo mesmo levar ao bloqueio e suspensão do serviço.

 

Na mensagem, a Starlink informa que recebeu uma notificação dos gestores de direitos de autor dos conteúdos que se encontravam a ser descarregados, a notificar para a atividade ilegal. A empresa aconselha que, caso o utilizador pretenda contestar a notificação, poderá realizar o processo diretamente com a entidade gestora dos direitos de autor do conteúdo descarregado.

 

imagem da notificação da starlink

 

No entanto, a empresa também indica que esta ação viola os termos de utilização da empresa, e que pode levar à suspensão da conta e do serviço, sobretudo se a atividade for realizada de forma continuada e levar a mais notificações.

Esta mensagem é algo que se encontra indicado nos termos do serviço, de forma clara:

 

direitos de autor violação starlink

 

É importante sublinhar que este género de notificação é algo que pode variar de pais para pais. Em determinados países já existem sistemas de notificação para utilizadores que descarreguem conteúdos ilegalmente – um dos exemplos encontra-se em França, onde os fornecedores de Internet podem suspender os serviços dos utilizadores caso estes usem as ligações para descarregar e distribuir conteúdos piratas.

 

Obviamente, este ponto levanta também questões a nível das limitações no acesso a determinados conteúdos e do possível controlo que a empresa pode realizar sobre o mesmo – algo que os comentários no tópico do Reddit por outros utilizadores também apontam como problemático.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech