1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Instagram storie

 

Nos últimos dias uma story no Instagram tem vindo a tornar-se viral, sobretudo para os utilizadores do iPhone, por alegadamente bloquear os dispositivos que a reproduzem caso sejam da Apple.

 

Casos de conteúdos na web que levam a erros “catastróficos” nos dispositivos que os reproduzem não são comuns, mas acontecem. No passado já tivemos casos de imagens que levavam ao bloqueio do sistema, ou mensagens de texto que levavam ao bloqueio de aplicações.

 

O caso mais recente partiu de um utilizador no Instagram, sobre o nome de “pgtalal”. Este utilizador partilhou recentemente uma storie na plataforma que, quando reproduzida num iPhone, leva a que o dispositivo bloqueie por completo. O mesmo conteúdo reproduzido num dispositivo Android, no entanto, permite a reprodução do mesmo – embora alguns dispositivos mais antigos possam apresentar os conteúdos da mesma num formato lento.

 

Mas como?

De acordo com o YouTube Arun Maini, mais conhecido por “Mrwhosetheboss”, o caso é bastante simples e engenhoso… e em parte foi uma falha do próprio Instagram.

 

Basicamente, o que este utilizador conseguiu fazer foi usar um simples sticker das stories, mas invés de o apresentar no formato regular, o sticker encontra-se com dimensões consideravelmente elevadas – ao ponto que os dispositivos da Apple simplesmente não conseguem suportar a quantidade de processamento necessária para reproduzir esse conteúdo – e portanto, bloqueiam.

 

O utilizador terá conseguido realizar este feito ao alterar os dados que são enviados para o Instagram no momento em que as Stories são enviadas – usando um proxy. Este proxy captura os conteúdos que são enviados, mas permite ao mesmo tempo que os utilizadores modifiquem os mesmos.

Colocando o sticker de contagem decrescente com valores consideravelmente elevados, é o suficiente para que o iOS não saiba lidar com essa tarefa de processamento, e portanto todo o sistema bloqueia.

 

 

A falha, neste caso, encontra-se diretamente relacionada com o Instagram. A plataforma deveria, de alguma forma, filtrar conteúdos que tivessem valores elevados e descartar os mesmos, mas até ao momento em que a Storie foi criada, isso não se encontrava aplicado.

No entanto, a rede social parece ter resolvido esse problema, sendo que atualmente já não é possível enviar este conteúdo para a plataforma diretamente – mas as stories originais ainda estão disponíveis se foram enviadas antes da correção da rede.

 

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech