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Google pesquisa num smartphone

 

A Google começou a disponibilizar um conjunto de novas regras e políticas de privacidade para garantir mais segurança dos utilizadores online, sobretudo dos menores de idade que usam os serviços da empresa.

 

De acordo com o comunicado da empresa, os pais ou tutores dos menores de 18 anos podem agora pedir ao motor de pesquisa que imagens dos menores sejam eliminadas dos resultados de pesquisa da empresa – caso estejam a surgir no mesmo. Isto irá permitir que os pais possam ter controlo sobre onde a imagem dos menores é partilhada nos serviços da empresa, garantindo também a privacidade dos mesmos.

 

É importante relembrar que a Google, segundo os termos, não permite que menores de 13 anos tenham uma conta na plataforma. Obviamente, isso não impede diretamente que as contas sejam criadas e usadas por menores, bem como conteúdos podem ser partilhados na internet por terceiros que correspondam à imagem dos menores, e apareçam nos vários serviços da empresa.

 

De acordo com a empresa, estas novas regras pretendem ser uma forma de dar mais controlo aos menores sobre a sua vida digital, e também aos países sobre o que pode ou não ser partilhado na internet dos mesmos. Estas novas medidas vão começar a ser implementadas na Google durante as próximas semanas.

 

Além disso, foram também anunciadas outras mudanças nos serviços da empresa. No caso do YouTube, os utilizadores entre a faixa dos 13 e 17 anos passam a ter com o filtro de controlo de qualidade mais elevado, para evitar a apresentação de conteúdos potencialmente danosos para os mesmos.

 

A nível do sistema de pesquisa da empresa, os menores de 18 anos irão também ter o sistema de Pesquisa segura ativada por padrão, sendo que essa configuração passa a ser gerida apenas pelos pais ou tutores a partir das suas contas do Family Link – caso estejam configuradas. No caso de contas individuais, a configuração pode ser alterada pelos próprios utilizadores, mas encontra-se ativa na opção mais restrita por padrão.

 

Por fim, vão também ser feitas mudanças na forma como a publicidade da Google é apresentada, sendo que os menores não terão agora acesso a categorias de publicidade que podem ser consideradas “sensíveis”.

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