1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Brave navegador

 

A nova versão do Brave 1.30 encontra-se finalmente disponível com algumas novidades, sobretudo para quem pretenda que o navegador seja realmente a opção padrão dentro do sistema operativo – e para todas as tarefas.

 

Esta nova versão destaca-se por permitir que os utilizadores possam configurar o Brave como o navegador padrão para o protocolo “microsoft-edge://”, que normalmente é usado para atividades dentro do Windows como forma de abrir o Edge.

Este protocolo é usado em tarefas como os widgets do Windows 11 ou o sistema de pesquisa na web pelo menu inicial. Quando os utilizadores abrem estes itens, mesmo que outro navegador esteja configurado como padrão do sistema, o Edge é sempre aberto por padrão.

 

Isto ocorre porque essas opções fazem uso do protocolo “microsoft-edge://”. Apesar de existirem programas para contornar isso, como é o caso do Edge Defletor, os utilizadores do Brave possuem agora uma forma mais simples de o fazer.

Com o Brave 1.30, tudo o que será necessário é especificar esse protocolo para abrir diretamente no Brave. Desta forma, sempre que o mesmo for chamado, invés do Edge vai abrir-se o Brave.

 

brave como padrão do edge

 

A equipa de desenvolvimento do Brave refere que analisou a forma como o Edge utiliza o protocolo no Windows, criando a sua própria adaptação para permitir alterar essa opção. Infelizmente a configuração não é automática, mas tudo o que os utilizadores necessitam de fazer é abrir uma opção que faça uso do protocolo – como a pesquisa pelo menu inicial.

Feito isto, o sistema deve questionar com que navegador pretende abrir o link, bastando selecionar o Brave.

 

Para os interessados, existe também um tópico no Github com mais analises sobre esta alteração e onde os utilizadores podem deixar o feedback sobre o seu funcionamento. A medida não deve causar qualquer impacto no funcionamento do sistema e das suas funcionalidades.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech