1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

MIUI 13

 

A Xiaomi tem vindo a acompanhar as novidades que a Google introduz em cada nova versão do Android, integrando também as mesmas na sua interface da MIUI. Algumas das funcionalidades de privacidade são certamente algo que tem vindo a ser dado relevo nos últimos tempos.

 

O próprio Android 12 conta com várias novidades focadas em fornecer melhor controlo da privacidade e segurança para os utilizadores. Uma dessas novidades encontra-se nas novas notificações de permissões.

 

Se não sabe o que são estas notificações, são basicamente um pequeno ícone verde que surge na barra de notificações do sistema em várias situações. Estas surgem cada vez que algumas funcionalidades do sistema são usadas – como é o caso da localização, câmara ou microfone.

Basicamente, estas notificações persistentes surgem sempre que uma aplicação faz uso dessas permissões mais sensíveis, permitindo assim ao utilizador saber exatamente quando a informação é recolhida.

 

exemplo da notificação de permissões

 

No entanto, este sistema ainda não se encontra perfeito. O mesmo foi apresentado com o Android 12, e como tal também se encontra na MIUI 13. A pequena barra verde pode surgir em várias situações, até mesmo quando não se encontra a usar nenhuma app.

Isto porque aplicações em segundo plano podem requerer o acesso a essas permissões, levando a que a notificação seja ativada.

 

Para alguns estas notificações podem ser constantes e algo incomodativas. Portanto a questão coloca-se: como as desativar?

Infelizmente aqui surge a notícia menos boa. Não é possível.

 

As mesmas são parte integrante do Android 12, e focam-se em fornecer mais controlo de privacidade para os utilizadores, além de ajudarem a identificar possíveis casos de abusos por parte de apps em segundo plano. Este sistema foi criado para ajudar os utilizadores, e desativar a notificação iria contra esse propósito.

 

Infelizmente a mesma medida aplica-se também na MIUI 13. Como é algo integrado no Android, não se pode simplesmente desativar. A MIUI também não integra nenhuma opção para as remover.

É possível que futuras atualizações do sistema venham a contar com a capacidade de desativar essas notificações, mas por enquanto tal medida não é possível.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech