O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, revelou recentemente ter aprovado uma nova lei no pais que irá tornar o uso de criptomoedas legal, trazendo vários benefícios para a forma como estas transações são vistas no pais, e sobretudo para aceitar pagamentos durante a guerra com a Rússia.
A lei indicada foi aprovada pelo parlamento ucraniano o mês passado, mas o presidente pretende que seja colocada em ação o mais rapidamente possível. Esta nova lei irá legalizar o uso de criptomoedas no pais, passando a considerar as mesmas como um meio de pagamento válido para ser aceite em diferentes formatos.
Apesar de, nos últimos dias, terem sido feitas várias doações para a Ucrânia no formato de criptomoedas, até agora não existia uma lei concreta no pais para legalizar o uso das mesmas por parte das autoridades bancárias. Com esta medida, isso passa a ser possível, e será certamente uma forte ajuda para a Ucrânia na guerra contra a Rússia.
O governo iria assim ficar responsável por garantir a segurança do uso de criptomoedas no mercado, tal como é feito atualmente com a moeda local, a hryvnia. Todas as transações de criptomoedas passariam também a ficarem registadas diretamente com o governo local.
De acordo com as mais recentes estimativas, acredita-se que a Ucrânia tenha recebido mais de 100 milhões de dólares em formato de criptomoedas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!