1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Replay projeto portugues

 

O projeto português REPLAY é um dos finalistas dos Prémios da Nova Bauhaus Europeia 2022, na categoria "Shaping a circular industrial ecosystem and supporting life-cycle thinking”. O projeto, financiado pelo Novo Banco, é liderado pela Zero Waste Lab e pela Precious Plastic Portugal e, ao longo de 2021, desenvolveu a primeira rede de recolha, triagem e reciclagem de brinquedos, tendo em vista ao fim da deposição em aterro, e o máximo aproveitamento de todos os materiais.

 

Testou ainda a criação de um circuito de reciclagem nos municípios de Figueira de Castelo Rodrigo, Porto, Cascais, Lisboa e Évora. Para conquistar o prémio, precisa dos votos do público até 16 de maio (18:00 CET). 

 

Em paralelo com o voto do público, os finalistas serão também avaliados por um painel de júri. Cada projeto vencedor receberá um prémio de 30 mil euros. A Agência Nacional de Inovação (ANI) acompanha (no âmbito da rede PERIN) a Nova Bauhaus Europeia, promovendo-a junto das entidades nacionais e apoiando a sua participação nesta iniciativa.

 

imagem do projeto

 

O projeto

Assente nos conceitos da economia circular, o projeto REPLAY quer incentivar a discussão pública e política, em Portugal, sobre a falta de solução para de reciclagem de para tantos objetos plásticos como os brinquedos e, acima de tudo, propor soluções concretas. O projeto piloto começou com a participação da comunidade. As famílias dos municípios envolvidos foram desafiadas a realizar, em casa, quatro passos: seleção de brinquedos, desmontagem, contabilização e entrega. 

 

Os brinquedos desmontados e classificados por tipo de material foram depois depositados num dos 44 pontos de entrega REPLAY localizados em 11 localidades. O plástico recolhido foi encaminhado para cinco laboratórios Precious Plastic Portugal nas cidades participantes para a transformação criativa do plástico num novo brinquedo, votado por mais de 260 crianças.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech