1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

entrada USB-C em cabo

 

Durante anos que a indústria tem vindo a tentar criar um padrão para os sistemas de carregamento dos smartphones, nomeadamente com a adoção de uma porta padrão para tal. E agora podemos estar cada vez mais perto disso se tornar uma realidade, pelo menos na União Europeia.

 

De acordo com a  Reuters, as autoridades europeias encontram-se na fase final de conversações para poderem aprovar um padrão que iria ser considerado a base dos sistemas de carregamento para smartphones e tablets – possivelmente o USB-C.

A proposta pode ser analisada já no dia 7 de Junho, portanto é possível que finalmente venhamos a ter um padrão que vai ser adotado por toda a indústria. Se isso pode não afetar muitas entidades que já usam atualmente o USB-C, existe um nome que certamente vai ser afetado: a Apple.

 

Os rumores apontam que no dia 7 de Junho vários executivos e legisladores vão reunir-se para decidirem o futuro da nova legislação, e claro, a Apple está na lista de empresas que se demonstra contra a aprovação desta medida.

 

Apesar de a nova legislação certamente afetar os smartphones no mercado, ainda se desconhece se a mesma também vai abranger portáteis e outros dispositivos no mercado, o que certamente pode também afetar outras empresas que usam sistemas diferentes para o carregamento dos mesmos.

 

Além disso, as autoridades europeias podem ainda vir a trabalhar na possibilidade de criar padrões também para sistemas de carregamento sem fios, com o objetivo final de os tornar um sistema “harmonizado” até finais de 2025.

 

De relembrar que a Apple tem vindo a demonstrar-se contra esta nova legislação, por motivos óbvios. O que é indicado pela empresa será que a adoção de um padrão específico vai levar a mais lixo eletrónico no mercado, uma vez que os consumidores necessitam de alterar os seus sistemas de carregamento atuais.

Por outro lado, a Apple também se encontra com receio desta medida porque pode limitar o licenciamento que a empresa atualmente realiza para a entrada lightning, e como tal será uma ligeira perda de rendimentos para a entidade.

 

Seja como for, parece que está cada vez mais perto a ideia de ter um padrão geral para os sistemas de carregamento, depois de anos na luta para tal.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech