1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Google Android 64 bits

 

A Google pode estar a preparar-se para grandes mudanças sobre a arquitetura usada no Android, focando-se em evoluir no mercado dos smartphones e a acompanhar a tendência atual. E uma parte disso pode encontrar-se na possibilidade do sistema vir a tornar-se exclusivo de 64 bits.

 

Hoje em dia a maioria dos dispositivos móveis contam com elevadas capacidades de RAM, ao mesmo tempo que praticamente todos os processadores – mesmo os de entrada de gama – contam com suporte para arquiteturas de 64 bits. A maioria dos sistemas já mudaram para esta arquitetura faz algum tempo – com a Apple e o iOS a ser um dos melhores exemplos, que desde 2017 está disponível apenas em 64 bits.

 

No entanto, a Google pode estar a preparar-se para algo similar, movendo toda a plataforma do Android exclusivamente para 64 bits – invés de se manter com a opção de 32 bits que existe atualmente.

A descoberta sobre tal foi feita pelo utilizador Mishaal Rahman, que analisando o código fonte da nova versão AOSP do Android 13 descobriu referências em como a Google está a preparar-se para esta migração.

 

A alteração pode trazer vários benefícios, entre os quais se encontra a melhoria em nível de desempenho e funcionalidades adicionais de segurança. Além disso, a maioria das aplicações disponíveis na Play Store também estão já preparadas para este sistema, uma vez que a Google começou a tornar um requisito de usar apps em código de 64 bits como obrigatório desde 2019.

 

A nível do hardware, não devem existir também grande impacto, uma vez que praticamente todos os processadores modernos contam com algum género de suporte para 64 bits – no mínimo. De relembrar ainda que a ARM também possui intenções de remover o suporte para 32 bits da produção dos seus SoC até 2023.

A Qualcomm, por outro lado, parece ainda interessada em manter este suporte, sobretudo devido à China – que possui um forte ecossistema de aplicações em 32 bits.

 

É possível que, com a chegada do Android 14 em 2023, a Google venha finalmente a tornar o padrão de 64 bits como algo necessário para o Android – notando no entanto que ainda não existe qualquer confirmação da empresa sobre tal, e tendo em conta que apenas agora o Android 13 foi lançado, ainda falta algum tempo até que as novidades da futura versão sejam reveladas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech