1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Scam com cara de elon musk na lateral

 

O Twitter não é novo em esquemas de spam sobre criptomoedas, que de tempo a tempo surgem na plataforma contra os utilizadores. No entanto, um novo esquema tem vindo a propagar-se recentemente focado em quem comece a seguir Elon Musk dentro da rede social.

 

Uma nova campanha de phishing foi descoberta, afetando novos seguidores de Elon Musk dentro do Twitter. Algumas horas depois de se seguir a conta do CEO do Twitter, os utilizadores são colocados sobre uma lista automática, onde alegadamente iria ser oferecida uma quantia de criptomoedas sobre um giveaway, alegadamente criado pelo próprio Musk.

 

De acordo com o portal BleepingComputer, o esquema encontra-se a ser apelidado de "Freedom Giveaway", e afeta os utilizadores que sigam as contas de Elon Musk, SpaceX, Tesla e outras relacionadas com a empresa.

Os utilizadores são adicionados numa lista, por uma conta falsa que se faz passar pelo Twitter ou por Elon Musk e as suas empresas. Na lista, os utilizadores são colocados num tweet onde, alegadamente, se deve realizar a inscrição para o giveaway.

 

Os utilizadores são enganados com uma falsa mensagem, colocada como o banner da lista, onde é prometida a oferta de criptomoedas para os interessados em participarem. Se os utilizadores efetivamente acederem ao site que é apresentado, podem ser levados a enviar criptomoedas para uma conta em controlo dos atacantes – na promessa de receberem o dobro dos pagamentos.

 

As vítimas podem, assim, ser enganadas para enviarem criptomoedas para os atacantes, na ideia que iriam receber um valor de retorno como parte do giveaway. Para tentar parecer mais legitimo, o site onde a campanha decorre surge ainda com falsos comentários de outros utilizadores que afirmam ter recebido o prémio – obviamente, isso não acontece.

 

O esquema em si não é propriamente novo, mas difere no facto de atacar diretamente utilizadores que sigam contas de relevo para o Twitter e para Elon Musk, e pode levar os mais desatentos a serem alvo dos ataques e de possíveis roubos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech