1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Logo do Spotify em cores brancas em fundo de ruido de TV

 

O Spotify tem vindo a investir consideravelmente em melhorar a sua infraestrutura para podcasts, dando também mais relevância a estes conteúdos dentro das recomendações do serviço. No entanto, parece que a maior plataforma de streaming conta agora com um problema de quem está a explorar este sistema.

 

De acordo com o portal Bloomberg, o Spotify encontra-se a gastar largas quantias de dinheiro em conteúdos de podcast que, na realidade, não beneficiam a grande parte dos utilizadores. Fontes próximas da empresa afirmam que o Spotify encontra-se a gastar mais de 38 milhões de dólares, todos os anos, em conteúdos de podcasts de áudio “white noise”.

O “ruído branco” é um formato de som que alguns utilizadores consideram ser benéfico para a inspiração e para relaxar ou adormecer. Normalmente são áudios de ruídos estáticos, de chuva ou outros efeitos calmos e relaxantes.

 

No entanto, os criadores de conteúdos descobriram que, aproveitando as funcionalidades de podcast do Spotify, podem iniciar transmissões deste género de conteúdos para milhares de utilizadores, acabando por contornar o algoritmo da plataforma – e levar a grandes ganhos para quem os cria.

 

A maioria dos podcasts destes conteúdos são apenas ruídos de som em loop, mas que acabam por ganhar milhares de reproduções, em parte porque o sistema do Spotify recomenda agressivamente podcasts como parte das estratégias da plataforma.

Conforme mais utilizadores ouvem estes conteúdos, mais ainda os mesmos acabam por ser recomendados, entrando assim num ciclo. Este género de conteúdos, por norma, não possuem qualquer género de valor, sendo apenas ruídos em loop, mas acabam por gerar bastante dinheiro para os seus criadores – como parte das receitas de publicidade da plataforma.

 

O ano passado, a Bloomberg indicava que os criadores destes conteúdos poderiam ganhar até 18.000 dólares por mês, mas este valor tem vindo a aumentar. Atualmente, estima-se que sejam realizadas mais de 3 milhões de horas de reprodução de conteúdos de podcast “white noise”, todos os dias. Isto equivale a perdas que se estima nos 38 milhões de dólares por ano em publicidade para este género de conteúdos.

 

A plataforma tem vindo a tentar aplicar medidas para prevenir que este género de conteúdos sejam recomendados, e em alguns casos, até bloqueia a capacidade de serem enviados novos conteúdos para o serviço. No entanto, as medidas parecem provar-se ineficazes, sendo que todos os dias ainda existem novas recomendações para este género de temas – mesmo para utilizadores que não sejam vulgarmente associados ao mesmo.

 

No entanto, de momento não existe qualquer regra que impeça a criação de podcasts com este género de conteúdos, o que permite que os criadores continuem a usar o mesmo para enviar conteúdos sem valor final para os ouvintes.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech