A Mozilla encontra-se a investigar um bug no Firefox para Android, que estará associado com o sistema de telemetria do mesmo e pode causar uma redução drástica de desempenho.
De acordo com os relatos no portal de bugs da Mozilla, o problema encontra-se no sistema de telemetria do Firefox, usado para enviar alguma informação de uso do navegador para a Mozilla. Desde a mais recente atualização, este sistema encontra-se a levar à criação de um elevado volume de dados sobre as atividades, levando consequentemente à redução de desempenho do navegador em geral.
A falha pode causar com que páginas carreguem de forma mais lenta, ou o uso do processador seja consideravelmente mais elevado. Para já, a falha apenas afeta a versão mais recente do Firefox para Android.
Existe ainda um elevado uso do sistema de armazenamento, que causa um elevado volume de dados a ser escrito e lido do mesmo, tendo igualmente impacto no desempenho.
Num dos exemplos, o site da CNN.com, derivado do bug, pode levar mais 16 segundos a carregar do que seria esperado, face ao elevado volume de dados escritos no sistema pela telemetria.
O problema foi verificado na mais recente versão estável do Firefox, mas também se replica com o Firefox Nightly, que será a versão de testes do mesmo.
Enquanto a Mozilla não lança uma correção para este problema, os utilizadores podem evitar o mesmo desativando a telemetria do navegador, via as definições do mesmo.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!