Boa tarde,
Tenho duas dúvidas.
A 1ª: É possível desaparecerem ficheiros(videos, imagens, etc) do disco externo sem eu ter feito nada?
2ª: É possível, por exemplo, instalar o FIFA no disco externo, por não ter espaço no pc, e jogar por lá?
Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.
Boa tarde,
Tenho duas dúvidas.
A 1ª: É possível desaparecerem ficheiros(videos, imagens, etc) do disco externo sem eu ter feito nada?
2ª: É possível, por exemplo, instalar o FIFA no disco externo, por não ter espaço no pc, e jogar por lá?
Em relação à 1ª questão: Só eu é que uso o disco, e eu só apago aquilo que tenho certeza absoluta que já não preciso. Então só pode ter sido alguma coisa que apagou. Como faço pra saber o que foi pra não voltar a acontecer?
Em relação à 2ª questão: Mas não causa nenhum problema ao jogar algo como o fifa pelo disco externo? Não interfere com outros ficheiros(videos, imagens, etc) que estejam lá ao jogar? Não "puxa" demasiado pelo disco, entre outras coisas?
E tens a certeza que não eliminaste algo do disco sem querer?
é que não é normal simplesmente um programa qualquer que tenhas no PC começar a eliminar ficheiros...
Não existe forma de "ver" o que apagou esses ficheiros, mas quase de certeza que deve ter sido por lapso - acontece se estavas a eliminar muita coisa.
Quanto ao jogo, não existe nenhum problema. É algo perfeitamente normal de se realizar...
Não, pois não só apago as coisas do disco com bastante cuidado, como antes de apagar da reciclagem, confirmo se são mesmo os ficheiros que quero apagar.
Quanto disco, só mais uma pergunta: Se eu começar a jogar pelo disco, o tempo de vida do disco externo vai diminuir muito mais, do quando uso pra guardar ficheiros ou ver vídeos?
Alguma coisa removeu... agora o que não dá para saber.
O disco simplesmente não decide "remover" ficheiros, não é assim que funciona
Do resto, não. Não vais sentir diferenças na vida útil do disco por o usares para isso.
Boas,
Pra além do meu disco externo, o meu pc também apagou-me ficheiros. Que eu não apaguei. E também não fiz nenhuma alteração no sistema.
Ao contrário do que aconteceu com o disco externo, eu desconfio que tenha sido as atualizações do windows update pois foi a única coisa estranha que aconteceu no sistema. E foi estranha pelos seguintes motivos:
Primeiro, por o windows update atualizar quando eu o desativei usando programa Wub;
Depois foi quando o pc baixou e instalou as atualizações, desapareceu todas as pastas do ambiente de trabalho durante quase 10 minutos, e quando voltaram vieram todas desorganizadas.
Como evitar que se me apaguem ficheiros de novo?
Se foi do windows update como desativá-lo mesmo a sério, já que parece que o programa Wub não funciona?
Vamos por partes.
Primeiro: não, o Windows Update não apaga simplesmente ficheiros. E não é de todo recomendado "desativar" o mesmo. Afinal de contas, as atualizações servem para manter o sistema seguro e estável, portanto não é de todo recomendado desligar as mesmas - ainda mais quando não é isso a causa do problema.
Se realmente estão a ser removidos ficheiros do sistema, das duas uma: ou existe alguma aplicação que está a remover os mesmos, ou é algum malware ou assim.
O Windows não decide simplesmente remover ficheiros porque sim, nem o disco. Isso não acontece.
Agora, estamos a falar de ficheiros que são ativamente usados? E onde estavam?
Estás a olhar para o lado errado da coisa: não é por algo acontecer na mesma altura que isso é a causa do problema.
O que estás a descrever do ambiente de trabalho pode ter mil e uma justificações - alterar a resolução do ecrã, por exemplo, é suficiente para causar com que os ícones fiquem desorganizados algumas vezes... e isso acontece, por exemplo, quando se atualiza os drivers da gráfica.
Primeiro tens de avaliar exatamente o que é que está a ser removido e onde. Quais os ficheiros.
O windows update pode não ter nada haver com a eliminação dos ficheiros, mas sempre que ele faz atualizações causa problemas no sistema como deixar ter acesso à net e o gestor de tarefas deixar de funcionar. São erros que só acontecem depois do pc fazer atualizações, acho coincidência a mais isso só acontecer sempre que o WU atualiza.
eu também pensei que podia ser de alguma aplicação, mas como eu não instalo programas novos há mais de meio ano, não acho que seja dos programas que já tinha no pc.
São ficheiros rar que eu tinha na reciclagem, pra não estarem a incomodar na pasta original, mas não acho que seja da reciclagem pois tinha ficheiros lá mais antigos que ainda lá estão e os ficheiros rar foram-se.
Eu não mexi em nada que tivesse a ver com o ecrã e o ambiente de trabalho em específico.
Espera, mas então os ficheiros que "desapareceram" foi da Reciclagem?
é que a reciclagem não é lugar para manter ficheiros apenas "porque sim". Se estão lá, é porque se quer remover os mesmos - o Windows até pode fazer a limpeza automática ai...
Uma coisa é os ficheiros desaparecerem de uma pasta ou do ambiente de trabalho. Agora da reciclagem.... sinceramente não é problema, é assim que ela funciona
E volto na minha: não será que estás a remover permanentemente os ficheiros invés de os moveres apenas para a reciclagem? Alguns ficheiros de grandes dimensões não chegam a ser sequer enviados para ai, são logo eliminados - deve-te surgir uma mensagem a dizer que o ficheiro é demasiado grande para a Reciclagem e que vai ser eliminado definitivamente.
Quanto ao resto, é estar a misturar muita coisa. O Windows Update, ou melhor, as atualizações do Windows, podem ter bugs de tempos a tempos. Isso é sabido, mas não é algo que afete os ficheiros guardados no PC.
já uso pc há mais de 10 anos e os ficheiros só saem da reciclagem quando sou eu mesmo que os elimino.
Se fosse o windows fazendo limpeza automática, tinham-se apagado os ficheiros todos e não só os do winrar
eu não estou os removendo permanentemente, aliás, os que se apagaram já estavam na reciclagem há um mês e tal.
O Windows possui uma opção de remover automaticamente os conteúdos da reciclagem com mais de X dias.
Se isso está ativo, os ficheiros vão ser removidos.
A reciclagem não é lugar para guardar conteúdos, e podem ser removidos automaticamente.
Se apenas foram removidos dai, o mais provável é que tenha sido disso.
Eu tentei um jogo leve pra ver como era jogar com o disco externo e o jogo bloqueia(por segundos) várias vezes.
E mesmo com um jogo leve, o disco até aquece bastante.
Com base nisto, é mesmo seguro jogar jogos mais pesados como PES, FM, entre outros?
Obviamente, o desempenho vai ser diferente de jogar de um disco interno. Dependendo do disco e da ligação USB, podem ser sentidas - maioria no carregamento de conteúdos, já que é mais lento.
Dependendo do jogo pode ser mais ou menos sentido, mas se o jogo requer um streaming "constante" de dados, certas situações podem causar lag.
Mas isso não afeta em nada o disco a nível da "saúde" do mesmo.
É apenas o desempenho do proprio formato.
Boas,
Apercebi-me que o meu portátil me apagou ficheiros de novo. Desta vez foram quase 50 ficheiros do mesmo tipo.E não estavam na reciclagem.Eu estive pensando e cheguei a uma teoria.
A maior parte das vezes, eu tenho menos que 5GB livres do disco rígido e quando vou à net, muitas das vezes,o disco rigido fica totalmente cheio, com 0 Bytes de espaço livre. Mas quando saio da net, o disco fica com 2 a 4GBde espaço livre, vai variando. Eu nunca liguei a isso, pois pensei que era normal...
A minha teoria é que os 2 a 4GB de espaço livre que o disco rígido fica depois de sair da net, são ficheiros que o sistema apaga aleatoriamente. Mas se for, deve ser por causa de alguma opção que o pc tenha, não é?
Vamos colocar as coisas por partes claras para se perceber.
Primeiro, nenhum sistema no mundo simplesmente decide começar a apagar ficheiros do mesmo apenas "porque sim". Seja porque está sem espaço em disco ou não. Isto simplesmente não acontece, e não é o que está a acontecer aqui.
Agora, sim, os navegadores, sistema e praticamente qualquer aplicação, criam ficheiros temporários ou de cache, que podem "encher" o disco, e são eliminados quando os mesmos são desligados ou quando é feita uma limpeza. No entanto, os ficheiros removidos são apenas os ficheiros que são temporários, que não são essenciais.
Portanto, é possível que, após encerrar o navegador, o espaço em disco aumente porque esses ficheiros são removidos. Mas duvido que seja numa escala de 2-4 GB de dados, a menos que realmente tenha uma navegação intensiva - e mesmo assim...
Porém, a remover, o navegador vai remover apenas ficheiros temporários que o mesmo criou. Nem o navegador nem o Windows vão simplesmente começar a eliminar ficheiros que são do sistema ou do utilizador. Não faz sentido, nem é algo que acontece.
Imagina o que seria agora o Windows decidir começar a eliminar ficheiros e documentos importantes apenas porque o espaço do disco está cheio...... seria bonito
O que estás a referir não faz sentido do ponto "funcional" da coisa, nem é algo que acontece.
Agora, o espaço em disco pode ir variando com o uso do Windows e das aplicações, o que é normal pelo que vimos antes...
o Windows possui um sistema de "limpeza", que é normalmente ativado quando o disco está cheio, mas apenas remove ficheiros igualmente inúteis do mesmo - cache, temporários, etc. Não dados do utilizador.
Se o disco está cheio, e o Windows não tem mais espaço para guardar as coisas, simplesmente não guarda. Podes ter problemas a abrir certos programas, alertas de falta de espaço e outros erros, mas não acontece magicamente nada que comece a destruir ficheiros que tenhas no disco.
E não, não existe nenhuma configuração do Windows que possas ativar para simplesmente começar a remover ficheiros do utilizador, portanto não é dai também.
Agora, o que estás a explicar tem sido muito vago, e confuso, o que também não ajuda.
Basta andares umas respostas para trás para veres isso, comigo a perguntar de onde eram os ficheiros, se eram documentos ou assim, etc... e mesmo assim, as respostas deixam a desejar para se perceber a coisa (percebo que possas ter dificuldades em explicar, mas é também complicado de ajudar se não se souber do que se está a falar ou tiver de ir tirando às migalhas as coisas).
Parece-me que estás com a ideia fixa de que o Windows simplesmente te começou a decidir apagar ficheiros do utilizador. E aqui digo novamente: não, isso não acontece, não faz sentido e não é algo que possas sequer ativar.
os ficheiros que ele remove são coisas que usas ativamente? São ficheiros teus? Documentos, imagens, videos, etc? Se sim a qualquer uma destas respostas, não é o Windows.
Não excluo que possas ter uma aplicação qualquer que pode estar a remover esses ficheiros, por alguma razão. Não seria algo normal... mas podes ter. Ou em casos mais graves, algum malware....
Se não tens nada disso, então a última alternativa que posso ver é que estás a remover esses ficheiros tu mesmo por alguma razão. Seja porque carregaste sem querer no "del" ou porque removeste do meio de outros que não querias...
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos