A Nokia revelou hoje ter alcançado uma nova meta a nível da tecnologia de fibra ótica. Em conjugação com a Google Fiber, a empresa afirma ter atingido uma velocidade de 50 Gb/s na transferência de dados via a sua tecnologia 50G PON, usando a fibra Lightspan MF da Nokia.
Estes testes foram realizados nos EUA, e demonstra um considerável avanço nas capacidades das redes fibra neste mercado. Para comparação, a tecnologia PON 25G foi apresentada em 2023, mas a velocidade agora atingida é praticamente o dobro do que a anterior.
De acordo com o comunicado da Nokia, esta nova tecnologia vai permitir às operadoras começarem a fornecer uma nova gama de produtos para os seus clientes e de serviços ainda mais rápidos. Além disso, a velocidade elevada permite uma maior distribuição da rede, aumentando também as suas capacidades.
A tecnologia Lightspan da Nokia permite que a fibra possa ser usada com duas tecnologias ao mesmo tempo. Nos testes realizados, a empresa optou por usar a 50G PON/25G PON e 10G PON/25G PON, lado a lado, o que permitiu obter as elevadas velocidades de transferência de dados sem comprometer a qualidade final da ligação.
Ao mesmo tempo, Geert Heyninck, vice-presidente de redes de banda larga da Nokia, também revelou que a empresa já se encontra a trabalhar para o futuro desta tecnologia, nomeadamente na 100G PON, que deverá fornecer velocidades de 100 Gb/s.
As operadoras norte-americanas que, atualmente, forneçam os seus serviços via 25G PON podem começar brevemente a adotar a nova tecnologia. Entre estas encontra-se a Google Fiber, EPB, Vodafone Qatar e OGI.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!