O presidente dos EUA, Donald Trump, deixou recentemente algumas declarações fortes sobre o mercado das criptomoedas. O mesmo afirmou que pretende criar uma reserva federal nos EUA para diferentes formatos de criptomoedas – para além do Bitcoin.
A medida pretende aplicar-se a Bitcoin, Ethereum, Ripple, Solana e Cardano, algumas das principais criptomoedas atualmente em circulação.
Ao implementar a sua reserva federal, os EUA passam a ter uma vantagem sobre os ativos digitais e o mercado em geral, além de poder levar a mais investimentos com as mesmas no mercado doméstico.
Na sua rede social, Trump afirma mesmo que pretende tornar os EUA como a “capital da cripto”, dando a ideia que os planos podem vir a receber expansões em breve.
Depois dos anúncios de Trump, o mercado das criptomoedas sentiu rapidamente os efeitos, com as principais criptomoedas a sentirem aumentos consideráveis de valores. O Ripple aumentou cerca de 32% do seu valor, a Solana cerca de 23% e a Cardano cerca de 63%.
Inicialmente, a mensagem de Trump não especificava duas das maiores criptomoedas no mercado – Bitcoin e Ethereum – mas uma mensagem subsequente do mesmo veio confirmar que também se aplica a estas. Esta mensagem fez-se acompanhar do crescimento de valor de ambos, com o Bitcoin a aumentar 11% e o Ethereum a aumentar 13%.
Apesar da ideia de Trump, alguns analistas demonstram-se mais céticos sobre a inclusão destas criptomoedas no mercado. Isto porque, em parte, as moedas virtuais alternativas são menos usadas no mercado e tendem a não ser adotadas rapidamente para investimentos.
Os mesmos apontam que a ideia de Trump pode realmente abrir portas para melhorias no mercado das criptomoedas nos EUA, mas ao mesmo tempo encontra-se a ser feito sem ter em consideração a qualidade das criptomoedas aceites.
De notar que estes planos de Trump não são propriamente recentes. Embora o mesmo tenha afirmado, no passado, que as criptomoedas não eram um ativo estável, a sua recente eleição parece ter vindo com algumas mudanças de ideias, de tal forma que ainda antes de entrar na Casa Branca, Trump lançou a sua memecoin oficial.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!