A Square Enix apanhou os fãs de surpresa ao anunciar o cancelamento de Kingdom Hearts Missing-Link, o muito aguardado título para dispositivos móveis. Num comunicado publicado no website oficial do jogo, a empresa japonesa pediu desculpa aos jogadores que ansiavam pelo seu lançamento. Para tentar acalmar os ânimos e dissipar receios sobre o futuro da popular franquia que mistura os universos da Disney e da Square Enix, a companhia fez questão de sublinhar que continua a trabalhar arduamente em Kingdom Hearts IV.
Kingdom Hearts: Missing-Link tinha sido revelado em 2022, ao mesmo tempo que Kingdom Hearts IV. Prometia ser um jogo de ação para dispositivos móveis que utilizaria tecnologia GPS, permitindo aos jogadores, segundo um dos trailers, "viajar pelo mundo sem sair de casa".
Adeus, Missing-Link: O porquê do cancelamento
Apesar da premissa ambiciosa, parece que o objetivo se revelou demasiado complexo. A Square Enix explicou no comunicado: "Determinámos que seria difícil oferecer um serviço que os jogadores considerassem satisfatório a longo prazo, o que nos levou à decisão de cancelar o desenvolvimento."
Esta declaração da Square Enix, ao fornecer uma justificação clara para o cancelamento de um jogo, representa um ato de transparência pouco comum na indústria de videojogos. Embora o desenvolvimento de qualquer jogo seja um desafio considerável, criar um jogo como serviço (live-service) bem-sucedido é uma tarefa hercúlea. Afinal, inúmeros títulos do género, incluindo alguns da própria Square Enix, foram lançados apenas para serem descontinuados pouco tempo depois, enquanto gigantes como Fortnite, Roblox e Call of Duty mantêm a sua base de jogadores praticamente inalterada. A honestidade da Square Enix ao expor o motivo do cancelamento de Missing-Link é, por isso, um gesto invulgar e louvável num setor frequentemente opaco, esperando-se que mais estúdios sigam este exemplo no futuro.
Mas nem tudo são más notícias: Square Enix une forças com gigante da TV japonesa
Contudo, o universo da Square Enix continua em movimento. Conforme reportado pelo site Gematsu, a produtora de videojogos estabeleceu uma nova parceria com a Tokyo Broadcasting System Television (TBS). A TBS é uma proeminente empresa japonesa de televisão e media, internacionalmente conhecida por ter produzido programas como o popular concurso Takeshi’s Castle.
A TBS deu os seus primeiros passos na indústria de videojogos ao criar a sua própria divisão dedicada a jogos em 2023. Agora, em colaboração com a Square Enix, as duas empresas irão trabalhar no desenvolvimento de uma nova propriedade intelectual no mundo dos videojogos. Resta aguardar para ver que tipo de experiências resultarão desta aliança entre uma veterana dos RPGs e uma gigante do entretenimento televisivo.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!