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Logo da Adobe com dinheiro ao lado

 

A Adobe prepara-se para encarecer algumas das suas subscrições Creative Cloud mais dispendiosas para os utilizadores na América do Norte. A partir de 17 de junho, o conhecido plano "Creative Cloud All Apps" será rebatizado para "Creative Cloud Pro" nos Estados Unidos, Canadá e México. Esta mudança trará consigo um conjunto de novas funcionalidades baseadas em inteligência artificial generativa, mas também um aumento nos custos de subscrição.

 

Creative Cloud Pro: o que traz de novo e quanto vai custar?

 

O preço mensal (sem impostos) para subscritores individuais do Creative Cloud All Apps com contrato anual aumentará de 59,99 dólares para 69,99 dólares (aproximadamente de 55,19 euros para 64,39 euros, à taxa de câmbio atual). Para quem opta por pagamentos anuais, o valor sobe de 659,88 dólares para 779,99 dólares (cerca de 607,09 euros para 717,59 euros). Já os subscritores mensais sem contrato verão o preço saltar de 89,99 dólares para 104,99 dólares (aproximadamente 82,79 euros para 96,59 euros). Os preços para equipas (com contrato) começam nos 99,99 dólares por mês (cerca de 91,99 euros), um aumento face aos anteriores 89,99 dólares (cerca de 82,79 euros), enquanto os planos para estudantes e professores subirão de 34,99 dólares para 39,99 dólares mensais (aproximadamente 32,19 euros para 36,79 euros) aquando da renovação.

 

O novo plano Creative Cloud Pro oferece acesso às mesmas aplicações e funcionalidades do anterior plano All Apps, mas adiciona alguns extras significativos. Os utilizadores terão créditos ilimitados para alimentar ferramentas de IA generativa de imagem, como o popular "Generate Fill" do Photoshop, e 4.000 créditos mensais para funcionalidades "premium" de IA para vídeo e áudio, como o "Generative Extend" no Premiere Pro. O plano inclui ainda a capacidade de selecionar modelos de IA de terceiros, como o GPT da OpenAI e o Imagen da Google, e acesso à aplicação colaborativa de quadro branco da Adobe, Firefly Boards, atualmente em beta.

 

Subscritores do "All Apps"? Preparem-se para o plano Pro e um aumento na fatura

 

A Adobe justifica estas alterações com o seu foco em inovação contínua. "Queremos dar-lhe mais tempo para explorar ideias e criar, por isso estamos focados em atualizar continuamente o desempenho das suas aplicações, entregar inovações aos seus fluxos de trabalho principais e integrar capacidades alimentadas por IA generativa em todo o Creative Cloud e através da nossa nova aplicação Firefly que o tornam mais produtivo", afirmou a empresa no seu anúncio. "Hoje, partilhamos atualizações às nossas ofertas Creative Cloud para refletir a nossa contínua inovação e compromisso em fornecer-lhe as melhores ferramentas para dar vida às suas visões."

 

O plano All Apps anterior deixará de estar disponível após a transição, e os subscritores existentes serão cobrados pelo preço aumentado na próxima data de renovação. É importante frisar que estas alterações aplicam-se exclusivamente à América do Norte, e a Adobe afirma que "neste momento" não planeia fazer alterações de nome ou preço noutras regiões.

 

Creative Cloud Standard: uma alternativa mais básica... mas só para alguns

 

Para os utilizadores que não necessitam das ofertas de IA generativa, a Adobe está também a disponibilizar um plano mais simples, o "Creative Cloud Standard". Com um preço a partir de 54,99 dólares por mês (cerca de 50,59 euros) para subscritores com contrato, ou 82,49 dólares (cerca de 75,89 euros) para utilizadores sem contrato, o plano Creative Cloud Standard é quase idêntico ao atual plano All Apps, mas reduz a anterior quota de 1.000 créditos generativos mensais para apenas 25. Os utilizadores deste plano também não terão acesso a funcionalidades premium de aplicações web e móveis que estão desbloqueadas para os subscritores do Creative Cloud Pro.

 

Uma nuance importante é que a Adobe não só está a encaminhar os atuais subscritores do All Apps para o plano Pro, mais caro e carregado de IA (em vez da oferta Standard, mais próxima em preço e funcionalidades do plano original), como também este novo plano Creative Cloud Standard está disponível apenas para subscritores existentes. Isto força os novos clientes a optarem pelo plano Pro, mais dispendioso e focado em IA.

 

Adobe defende aposta na IA, mas utilizadores expressam descontentamento

 

Para muitos utilizadores individuais, o plano All Apps da Adobe já era considerado um investimento avultado, sendo raro que uma única pessoa necessite de mais de 20 aplicações que cobrem uma tão vasta gama de indústrias criativas. A avaliar pelas reações em subreddits da Adobe, como o r/Adobe e r/graphic_design, alguns dos atuais subscritores do All Apps não estão satisfeitos com as mudanças.

 

Esta situação recorda a tentativa da Canva, que no ano passado procurou implementar aumentos de preço semelhantes impulsionados pela IA, mas que foram posteriormente suavizados devido à forte reação negativa dos seus utilizadores. Resta saber se a Adobe manterá a sua posição.

 

E em Portugal? Para já, tudo na mesma... mas fiquem atentos

 

De momento, os utilizadores portugueses do Adobe Creative Cloud não serão afetados por estas alterações de preço e planos. No entanto, como é comum neste setor, as movimentações num mercado tão importante como o norte-americano podem, eventualmente, ditar tendências globais. O TugaTech continuará atento a quaisquer desenvolvimentos futuros que possam impactar os utilizadores em Portugal.




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