O muito aguardado serviço de robotaxi da Tesla foi finalmente lançado no passado fim de semana, mas o arranque está longe de ser tranquilo. Apesar de operar com uma frota reduzida e sob intensa supervisão humana, tanto dentro como fora dos veículos, um dos carros autónomos já foi filmado a cometer um erro grave e perigoso: tentar conduzir na faixa de rodagem contrária.
Um início de serviço verdadeiramente caótico
Num vídeo partilhado na plataforma X por Rob Maurer, e posteriormente destacado pela Bloomberg, a viagem parece decorrer com normalidade na maior parte do tempo. O veículo da Tesla executa viragens e mudanças de faixa sem grandes problemas. Contudo, por volta dos sete minutos, o volante começa a oscilar de forma errática e o carro atravessa a linha dupla amarela, invadindo a faixa de contramão. No vídeo, é possível ouvir uma buzina de outro veículo no momento em que o Tesla regressa à faixa correta.
Ainda não é claro se a correção foi feita autonomamente pelo próprio sistema ou por intervenção de um supervisor remoto, uma vez que o operador presente no interior do veículo não parece ter tido qualquer ação. Este incidente, no entanto, não é um caso isolado neste lançamento atribulado.
Excesso de velocidade e outras falhas
A reportagem da Bloomberg aponta ainda outras situações de condução potencialmente perigosa. Vários dos primeiros utilizadores do serviço partilharam vídeos que mostram os robotaxis a exceder os limites de velocidade. Curiosamente, este comportamento pode ser um reflexo da tentativa dos carros da Tesla de se adaptarem à velocidade dos outros veículos na estrada, uma abordagem diferente da concorrente Waymo, que também opera em Austin e cujos veículos seguem estritamente os limites legais como regra.
Um historial que gera desconfiança
Estes problemas iniciais surgem num momento em que o sistema Full Self-Driving (FSD) da Tesla está sob forte escrutínio. A segurança da tecnologia tem sido amplamente criticada, especialmente com a promessa futura do Cybercab, um veículo que dispensará totalmente o volante.
No início de junho, a organização The Dawn Project realizou uma demonstração em que um Tesla com FSD ativo atropelou repetidamente manequins do tamanho de crianças. Para agravar o cenário, o sistema de condução autónoma da empresa está a ser investigado pela National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) dos EUA, devido ao seu envolvimento em quatro acidentes distintos. O arranque atribulado do serviço de robotaxi apenas serve para adensar as preocupações sobre a maturidade e segurança da tecnologia da Tesla.
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