1. TugaTech » Hardware » Análises, Dicas e Artigos sobre Hardware
Siga-nos

Asus ROG Phone 3

 

Quando falamos do mercado gaming, a Asus é provavelmente uma das marcas que mais se destaca no mesmo. Desde placas gráficas a motherboards, o nome é bem conhecido por fornecer componentes de qualidade e de extremo desempenho – portanto não será de admirar que a empresa eleve também esta fasquia no seu mercado de smartphones.

 

O Asus ROG Phone 3 é a aposta da empresa para isso mesmo, conjugando hardware de topo para um desempenho formidável e para quem procura manter-se ativo em qualquer lugar. Mas será que o ROG Phone 3 atinge o que se espera para este mercado?

É exatamente isso que vamos analisar.

 

> Especificações

 

Para começar, é importante verificar o hardware, que no ROG Phone 3 não desilude. Este contra com um ecrã de 6.59 polegadas AMOLED e uma resolução de 1080p, com taxas de atualização até 144Hz, um processador Snapdragon 865+, 12 ou 16 GB de memória RAM, até 512 GB de armazenamento interno em UFS 3.1, juntando ainda uma bateria de 6.000 mAh.

 

A nível das câmaras, na parte traseira encontram-se um sensor principal de 64MP, acompanhado por uma lente ultrawide de 13MP e uma lente macro de 5MP. Na parte frontal encontra-se um sensor de 24MP para selfies.

Destaca-se ainda o uso do Android 10, com a tradicional skin da Asus para a interface do sistema.

 

> Design e caixa

 

Se existe algo que o design do ROG Phone 3 faz passar é exatamente a sua agressividade – um componente que é bem-vindo para quem gosta da estética do mercado gaming. No entanto, a Asus conseguiu colocar o design do seu dispositivo num intermédio de uso para o dia a dia, com toques mais “gamer” quando é necessário.

 

asus rog phone 3 traseira

 

Na parte traseira encontramos o logo da Asus ROG, o qual conta com iluminação RGB totalmente personalizável. A traseira em vidro também permite ver um pouco do sistema de arrefecimento no interior do dispositivo, bem como o modulo da câmara na parte superior da mesma – embora as “dedadas” sejam inevitáveis neste género de material.

 

câmara asus rog phone 3

 

O módulo da câmara enquadra-se bem no resto do design do dispositivo, com linhas retas e num formato horizontal. Os LEDs Flash encontra-se na lateral da mesma.

 

ecrã frontal rog phone 3 asus

 

Na parte frontal encontramos então o ecrã de 6.59 polegadas, que apesar de limitar a resolução a 1080p, ainda assim consegue apresentar imagens nítidas e com cores vivas – além de que os 144Hz são verdadeiramente visíveis durante o uso do dispositivo. O salto de 60Hz para 90Hz nota-se logo a partir do momento que se abre uma aplicação no dispositivo, sendo que o salto a partir dai para os 144Hz é um pouco mais reduzido, mas ainda assim apreciado sobretudo para jogos.

 

 

Algo que se repara numa altura em que os smartphones tendem a ter bordas cada vez mais reduzidas é como estas são algo “grandes” no ROG Phone 3. No entanto, não seria de esperar outra coisa num smartphone que grita “gaming” em todos os cantos.

 

Na parte superior e inferior do dispositivo encontram-se ainda os altifalantes stereo, que fornecem um som envolvente. Na verdade, este é exatamente um dos pontos de vantagem do ROG Phone 3, já que os seus dois altifalantes frontais fornecem não apenas um som envolvente, mas de qualidade acima da média. E para o que importa, na parte frontal encontra-se ainda um pequeno LED de notificações – um toque que nem todos os smartphones possuem hoje em dia.

 

ROG airtrigers asus phone

 

Na lateral da estrutura podemos encontrar dois entalhes com a marca “ROG”, que correspondem aos AirTriggers. Estes são sensores de pressão que podem ser usados como botões em diversos jogos, e que podem ser totalmente personalizados para o uso que se pretenda.

 

Encontra-se ainda na estrutura duas entradas USB (sim, duas!), sendo que uma será para o carregamento e transferência de dados, enquanto a segunda – na lateral da estrutura – serve sobretudo para interligar com os acessórios da Asus.

 

AeroActive Cooler 3

aeroactive cooler 3

 

Na caixa encontra-se ainda o AeroActive Cooler 3, um pequeno cooler para o dispositivo que se pode ligar ao mesmo para melhor arrefecimento durante sessões de jogos prolongados. Este possui uma ventoinha integrada e adiciona ainda uma saída de headphones e uma entrada USB-C.

 

carregador asus rog phone

 

Finaliza-se com um carregador de 30W, um pequeno adaptador de USB-C para entrada de headphones e um cabo USB.

 

> Desempenho

 

Sendo o ROG Phone 3 focado para gamers, o desempenho é extremamente importante. Este conta com um Snapdragon 865+, que promete logo à partida um excelente desempenho final com os seus 3.1GHz de clock. A bateria de 6000 mAh promete também garantir uma excelente autonomia em geral.

 

Isto comprova-se claramente no resultado obtido sobre o Antutu, que supera qualquer outro smartphone da mesma categoria no mercado.

 

resultado antutu asus rog phone 3

 

No uso geral do dispositivo, praticamente qualquer jogo que seja colocado no mesmo será capaz de correr sem qualquer problema. O processador aguenta consideravelmente bem todas as tarefas, sendo que não verificamos nenhum género de lag ou falha no requisito do desempenho.

 

Um ponto a ter em conta será analisar também o desempenho ao longo do tempo, e conforme o sistema venha a aquecer – o que normalmente tende a reduzir o desempenho do processador. Mesmo nesta vertente, não verificamos nenhuma quebra de desempenho considerável que afete o uso em jogos.

 

> Software

 

O Android 10 usado no ROG Phone 3 vem com uma forte personalização por parte da Asus. Logo no momento que se arranca pela primeira vez o sistema, os utilizadores podem escolher se pretendem um look mais simples do sistema ou mais “agressivo” e focado no público gamer – ROG UI ou ZenUI.

 

Não existe muito “bloatware” instalado, sendo que no final encontra-se apenas uma parte dos programas essenciais para o uso do dispositivo e as suas configurações – como é o caso do software para controlar diretamente o RGB na parte traseira e o sistema de arrefecimento.

Gostaríamos de ter visto o sistema com o Android 11, sendo que a Asus abriu recentemente o programa Beta para o mesmo no ROG Phone 3, mas por enquanto ainda se encontra com a versão anterior estável.

 

A nível de autonomia, a bateria de 6000 mAh certamente que fornece uma boa capacidade, mas vai depender também consideravelmente do uso do sistema. Se o ecrã for configurado para 144Hz de forma permanente, verificamos que o consumo da bateria eleva-se drasticamente – com um SoT de aproximadamente 6 horas.

Isto pode ser contornado colocando o ecrã em 60Hz ou até 90Hz, o que garante já um período de tempo mais elevado, e sem problemas para durar durante um dia inteiro de uso regular. Em todo o caso, o carregamento de 30W permite carregar o dispositivo em tempo recorde.

 

> Câmaras

 

Tendo em conta que o foco do Asus ROG Phone 3 se encontra no desempenho puro, não será de estranhar que as câmaras não produzam propriamente os melhores resultados. Conseguimos captar algumas imagens de boa qualidade, e sem dúvida aceitáveis, mas longe do que se compare com outros dispositivos no mercado.

 

Algumas imagens apresentam cores pouco vivas, ou com contraste e brilho fora do esperado (depende muito da iluminação ambiente). Ainda assim, com a iluminação certa, consegue-se obter bons resultados no final.

 

 

No final, captura conteúdos razoáveis e perfeitamente adaptados para locais como redes sociais, e sobre determinadas condições. Mas não o recomendaríamos como um smartphone de fotografia – nem seria o foco do mesmo de qualquer forma.

 

> Acessórios

 

Além de testarmos o ROG Phone 3, tivemos ainda possibilidade de experimentar alguns acessórios que estão disponíveis para o mesmo – e que podem ajudar os utilizadores que realmente pretendem colocar o seu jogo mobile no topo.

 

Para começar temos o ROG TwinView Dock 3, uma espécie de “dock” que será extremamente útil em certas situações – como é o caso de quem pretenda manter duas apps abertas ao mesmo tempo. A ROG TwinView Dock 3 coloca um segundo ecrã de toque disponível para o utilizador – praticamente o mesmo que se encontra no smartphone.

 

Asus ROG TwinView dock

 

Este conta com 6.6 polegadas e uma taxa de atualização de 144Hz, AMOLED e com alguns botões extra também na interface. É uma excelente opção para jogos que suportem múltiplos ecrãs – o que, infelizmente, não são muitos no Android – mas também para quem pretenda realizar o streaming de conteúdos ou para chat, por exemplo.

 

Botões da ROT twinview

 

Tivemos ainda possibilidade de testar o ROG Kunai 3 Gamepad, um comando para melhorar a experiência de jogo no ROG Phone 3.

Este comando pode ser usado de forma individual ou usado em conjunto com o smartphone – num design que, a melhor comparação que se pode fazer, seria a colocar o dispositivo como a Nintendo Switch. No final oferecem uma melhor jogabilidade e permitem melhorar a experiência em geral.

 

ROG Kunai 3

 

Por fim temos a ROG Lighting Armor Case 3, uma capa que além de proteger o ROG Phone 3, conta ainda com um painel de LEDs que podem ser personalizados para dar ainda mais destaque ao dispositivo.

 

ROG Lightning armor

 

> Conclusão

 

Chegamos à parte onde respondemos à questão: compensa comprar o Asus ROG Phone 3?

Na nossa opinião, este é um smartphone focado a um público bastante específico, sobretudo para quem leve o seu gaming mobile bastante a sério. O design mais “agressivo” enquadra-se bem para o público onde este se foca, e se pretende o melhor desempenho possível para jogos, sem dúvida que é uma excelente opção.

 

asus rog phone 3

 

Para os utilizadores que pretendam um smartphone focado mais no uso do dia a dia, o ROG Phone 3 infelizmente fica um pouco longe das expectativas. O sistema de câmaras não é o melhor para quem procura qualidade, e no final, estaria a usar um dispositivo no dia a dia que o desempenho simplesmente não iria necessitar.

 

Ainda assim, uma oferta sem dúvida única e de peso, que não podemos deixar de recomendar para quem pretenda elevar o seu jogo mobile ou para quem se considere verdadeiramente “gamer”.

 

análise final tugatech

 

Para quem tenha interesse, este modelo pode ser adquirido no site da Asus, a partir de 899,00 euros (modelo com 12GB de RAM).

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech