1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Bitcoin moedas virtuais

A primeira grande atualização à rede do bitcoin em mais de quatro anos acaba de ser ativada, sendo considerada por muitos uma grande mudança sobre a sua infraestrutura e um marco para a criptomoeda.

Apelidada de “Taproot”, esta atualização foca-se em tornar as transações em bitcoin mais privadas e eficientes, além de ativar também a possibilidade de se usar um sistema onde deixe de ser necessário uma entidade intermediária para as transações.

Ao contrário do que aconteceu com a última grande atualização da rede do Bitcoin, em meados de 2017, a Taproot foi bem aceite pela comunidade, o que a torna ainda mais importante para o futuro da criptomoeda e a sua expansão no mercado. Em parte, a aprovação deve-se ao facto que foram apenas feitas atualizações incrementais no código e algumas otimizações, não uma reformulação completa do que poderíamos esperar do mesmo.

Uma das maiores mudanças com o “Taproot” vai ser verificada a nível das assinaturas digitais de cada transação. Atualmente a criptomoeda usa o que é conhecido como “Elliptic Curve Digital Signature Algorithm”, o qual aplica uma assinatura da chave privada na carteira de bitcoin, a qual garante que apenas a pessoa de direito da mesma pode utilizar o valor.

moedas de bitcoin

No entanto, o Taproot vai introduzir algo apelidado de assinaturas “Schnorr”, que basicamente consiste em aplicar múltiplas assinaturas na mesma transação. No final, esta mudança não deve traduzir-se em mais anonimato para as carteiras individuais, mas poderá ajudar a simplificar as transações mais complexas e a tornar as mesmas menos visíveis entre todas as restantes.

Outra mudança sobre esta atualização encontra-se no que é conhecido como “Smart Contracts”. Basicamente, esta tecnologia permite que seja criado uma relação contratual entre dois pontos sobre a rede do bitcoin, que basicamente pode ser visto como um “contrato” sobre a blockchain.

Isto permite que os utilizadores finais possam ter mais facilidade na realização de negócios usando a rede. Entre as principais melhorias encontra-se a transparência para ambas as partes da transação, que podem acompanhar todo o processo, uma verificação mais rápida da mesma e ainda a privacidade, visto que somente os responsáveis pelo processo podem aceder ao mesmo e aos seus detalhes.

Foto do Autor

Aficionado por tecnologia desde o tempo dos sistemas a preto e branco

Ver perfil do usuário Enviar uma mensagem privada Enviar um email Facebook do autor Twitter do autor Skype do autor

conectado
Encontrou algum erro neste artigo?



Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech