1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

WhatsApp e Apple iMessage sobre fogo na encriptação

 

A Apple e o WhatsApp desenvolveram os seus sistemas de mensagens focados na privacidade e segurança, com mensagens de como os conteúdos estão encriptados e não acessíveis por terceiros. No entanto, parece que isso não se aplica a toda a gente, se tivermos em conta recentes descobertas.

 

Segundo o portal RollingStone, documentos internos agora revelados do FBI parecem apontar que a recolha de dados de plataformas como o WhatsApp ou iMessage não é de todo algo complicado de ser feito. De acordo como os documentos agora revelados, as autoridades podem rapidamente obter acesos a mensagens enviadas nestas duas plataformas, mesmo que encriptadas, com a autorização de um tribunal.

 

Os documentos citam como o WhatsApp da Meta e o iMessage da Apple estão entre os serviços de mensagens considerados mais privados, mas ao mesmo tempo são também os mais simples de se obter informação.

 

É importante referir que, apesar de a privacidade de comunicações ser um ponto importante para muitos utilizadores em geral, é ainda mais fundamental para jornalistas, ativistas ou qualquer personalidade que não pretenda ter as suas informações acessíveis por terceiros, e pode ditar a diferença entre colocar em risco a segurança de informações ou não.

 

Os documentos do FBI não levantam questões quanto à capacidade dos serviços em protegerem os utilizadores de hackers ou de ataques diretos. No entanto, os mesmos também indicam como é consideravelmente fácil para as autoridades terem permissão de acesso aos conteúdos se assim for necessário.

 

O WhatsApp é particularmente visado nestes documentos, por conter um sistema interno de medição que pode permitir a recolha de dados para as autoridades quase em tempo real, e que permite obter algumas informações tanto do emissor das mensagens como do recetor.

Um porta-voz do WhatsApp parece ter confirmado a existência deste sistema de monitorização, mas também indica que os documentos do FBI revelados falham em detalhar como este sistema não permite o acesso a mensagens ou aos conteúdos das mesmas, além de que apenas será possível usar o sistema para interações futuras na plataforma - não para o passado.

 

WhatsApp calado

 

Os conteúdos do WhatsApp ainda se encontram encriptados ponta-a-ponta, e segundo o porta-voz da empresa, as mensagens não podem ser acedidas pelas autoridades nem o conteúdo das mesmas. É ainda referido que o WhatsApp é totalmente transparente na forma como atua com as autoridades e os pedidos das mesmas, bem como todos os detalhes são prontamente fornecidos nos relatórios de transparência da empresa publicados regularmente.

 

Ainda que o acesso aos detalhes das mensagens não seja possível, este sistema pode permitir informações úteis para as autoridades, como é o caso de quando duas pessoas comunicaram entre si, quais foram as pessoas, a altura em que o realizaram e ainda quais os contactos existentes em cada um dos lados da conversa.

 

Estes dados que são obtidos diretamente do WhatsApp podem revelar-se úteis para a investigação das autoridades, mas ao mesmo tempo comprometem a privacidade dos utilizadores, sobretudo de quem usa a plataforma para meio de comunicação importante.

 

É também importante notar que os documentos agora revelados não detalham o que as autoridades realizam quando se obtêm acesso aos dispositivos usados nas comunicações, como é o caso da detenção de suspeitos e dos seus meios de contacto tradicionais.

 

Quanto ao iMessage da Apple, os documentos referem claramente que, sobre pedido dos tribunais, a Apple pode ser forçada a indicar detalhes dos utilizadores do serviço que podem ajudar as autoridades a recolher informações sobre os mesmos. Tal como no WhatsApp, as mensagens do iMessage encontram-se encriptadas, pelo que não existe acesso direto às mesmas.

 

Apple logo da empresa em parede

 

No entanto, as autoridades podem obter informações como os contactos que foram feitos, quando tal foi realizado e outras informações da conversa que podem ser úteis para investigações. Os documentos também indicam que, caso os utilizadores realizem o backup dos conteúdos dos seus dispositivos para o iCloud, então as autoridades possuem ainda mais controlo sobre os dados que podem aceder.

Estas podem requerer à Apple para aceder aos conteúdos do backup no iCloud, dando praticamente acesso a todas as mensagens e conversas que foram realizadas pelos utilizadores dentro do serviço.

 

De notar que a Apple afirma que os conteúdos do iMessage encontram-se encriptados, mas ao mesmo tempo a empresa também possui uma falha neste processo, relativo ao iCloud. Como a encriptação dos dados no iCloud é detido pela Apple, esta possui total controlo das chaves de encriptação, e pode ter total acesos a esses conteúdos - algo que as autoridades podem também explorar sobre pressão dos tribunais, se necessário.

 

Apesar de existirem plataformas de comunicação encriptadas e alternativas às da Apple e da Meta, estas ainda são as mais usadas pelos utilizadores em geral, e como tal, as que possuem maior probabilidade de serem também alvo de investigações pelas autoridades.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech