1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

vulnerabilidade em sistemas Linux

 

Foi recentemente descoberta uma nova vulnerabilidade sobre o kernel do Linux, que pode afetar uma grande parte das distribuições existentes no mercado, permitindo obter permissões root para qualquer utilizador.

 

A falha foi apelidada de “Dirty Pipe”, tendo sido descoberta pelo investigador de segurança Max Kellermann. Segundo o mesmo, esta vulnerabilidade afeta todas as versões do Kernel do Linux 5.8 ou superiores, e até mesmo dispositivos Android.

 

A falha permite que um utilizador sem privilégios elevados no sistema possa obter acesso root, permitindo posteriormente a execução de comandos neste formato. Kellerman afirma que terá descoberto o bug depois de ter analisado uma falha em registos log de um servidor dos seus clientes.

 

Segundo Kellerman, a falha possui alguns traços similares ao que ocorreu com a falha “Dirty COW”, que foi resolvida em meados de 2016. No entanto, o investigador decidiu optar por alertar para a falha de forma responsável, com o objetivo de permitir a sua correção.

 

Na base, esta falha permite que os utilizadores sem privilégios possam alterar os conteúdos do ficheiro “/etc/passwd” nos sistema, eliminando a necessidade de senha para acesso root. Desta forma, qualquer utilizador pode usar o comando “su” para correr comandos elevados no sistema ou aceder a outras áreas do sistema operativo.

 

A falha será particularmente grave para quem forneça acesso a ligações SSH de forma pública, como o que acontece em algumas entidades de alojamento web e sobre certas universidades para os seus estudantes. Um utilizador mal intencionado pode, na teoria, explorar a falha para obter permissões root no sistema.

 

A falha foi corrigida nas versões do kernel 5.16.11, 5.15.25, e 5.10.102. No entanto, tendo em conta que muitos administradores de sistemas podem não atualizar as suas versões do kernel de forma recorrente, existe uma forte possibilidade de a falha não ser totalmente corrigida em alguns sistemas.

Se é administrador de um sistema onde seja necessário o acesso público ao SSH, recomenda-se que o kernel de Linux seja atualizado o quanto antes para a versão mais recente disponível. De notar que estas falhas afetam praticamente todas as distribuições de Linux existentes.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech