A tecnologia de Ray Tracing é algo que tem estado limitado a sistemas de PCs fixos, e normalmente com placas gráficas avançadas e recentes no mercado. No entanto, isso pode vir a mudar, entrando agora para o mundo dos smartphones.
A ARM encontra-se a desenvolver uma nova plataforma gráfica que poderá, finalmente, trazer a tecnologia para os smartphones. Com a nova GPU apelidada de “Immortalis”, os smartphones poderiam ter a capacidade de criar gráficos com Ray Tracing ativo.
Esta nova GPU pretende ser uma extensão da linha Mali, que a empresa garante que ainda se irá manter ativa e continua a ser o principal foco da empresa, e na verdade existem também algumas novidades neste setor.
No que respeita ao novo GPU, o Arm Immortalis-G715 irá oferecer suporte para Ray Tracing sobre dispositivos específicos. Apesar de esta funcionalidade ser considerada algo exigente em nível de recursos e de energia, a ARM garante que o seu GPU permite usar a tecnologia de forma eficiente em smartphones que tenham a capacidade para tal.
De relembrar que a empresa já tinha testado integrar o suporte para Ray Tracing, embora via software, através do Mali-G710. No entanto, esta integração será em nível de hardware, no qual a empresa garante fornecer melhorias de desempenho em até 300%.
Espera-se que o GPU venha a ser integrado em smartphones considerados como premium ou de linhas “gaming” no futuro. Para já ainda não foram revelados detalhes sobre quais os primeiros smartphones a contar com esta novidade.
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