A Google tem vindo a apostar em força sobre o desenvolvimento de tecnologias focadas em IA, e o mais recente projeto da empresa pode realmente trazer alguns benefícios para o mercado em geral.
Aproveitando ao máximo a IA, a Google Research revelou ter desenvolvido um novo sistema que será capaz de reduzir consideravelmente o ruído gerado em algumas imagens, produzindo conteúdos finais mais realistas e de melhor qualidade.
A nova ferramenta, apelidada pela empresa de “RawNeRF”, usa diferentes sistemas de IA para analisar os conteúdos das imagens, e tentar a partir dai reduzir o ruído e danos que possam existir. O resultado final será uma imagem mais “limpa” e com maior qualidade.
O foco desta tecnologia será o uso por fotógrafos, que podem assim ter as suas criações mais adaptadas e de melhor qualidade, bem como no restauro de fotos e documentos antigos.
O ruído das imagens é normalmente produzido em ambientes onde existe pouca luz, e onde o sensor da câmara tenta compensar com uma maior abertura. Apesar de isso produzir imagens mais claras, ao mesmo tempo introduz o reconhecido ruído – que nada mais é do que uma espécie de “poeira” sobre a foto, sobretudo entre diferenças de zonas de luz e escuras.
O RawNeRF analisa os conteúdos de uma cena na foto, e usando a IA, tenta recriar a mesma em formato digital, removendo os conteúdos que sejam indesejados no processo.
Como se pode verificar no vídeo da empresa sobre a tecnologia, o resultado é certamente impressionante, criando-se uma imagem mais clara, com mais detalhes e sem o ruído resultante do ambiente escuro.
Apesar de existirem ferramentas no mercado que prometem reduzir o ruído das imagens, nenhuma se enquadra no processamento que é feito com esta nova tecnologia, e tão pouco nenhuma se aproxima em resultados finais ao que é processado.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!