
A Apple acaba de renovar a sua linha de tablets de topo com a apresentação oficial de dois novos modelos do iPad Pro. As mais recentes propostas da gigante de Cupertino chegam nos habituais tamanhos de 11 e 13 polegadas, mas trazem no interior o novo e aguardado processador M5, que promete elevar a fasquia do desempenho, especialmente em tarefas de Inteligência Artificial.
Um monstro de desempenho chamado M5
O grande protagonista dos novos iPad Pro é, sem dúvida, o processador M5. A Apple destaca que este novo chip oferece um desempenho de IA 3,5 vezes superior ao da geração M4 e até 5,6 vezes mais rápido que o M1. Para os profissionais que trabalham com renderização, o M5 é 1,5 vezes mais rápido que o M4 e impressionantes 6,7 vezes superior ao M1. Quem utiliza o Final Cut para edição de vídeo no tablet poderá sentir melhorias de até 6 vezes em comparação com um iPad Pro equipado com M1.

Além da potência bruta, o M5 traz outras novidades importantes. Passa a ser possível ligar um monitor externo com uma taxa de atualização de 120Hz e há suporte para Adaptive Sync, que garante um movimento mais fluído e menos falhas gráficas. A memória RAM, que começa nos 12GB para os modelos de 256GB e 512GB, opera agora a 150GB/s, e as velocidades de leitura e escrita do armazenamento foram duplicadas. Outra melhoria bem-vinda é o carregamento mais rápido, que permite atingir 50% da bateria em apenas 30 minutos.
Conectividade de última geração
As melhorias não se ficam pelo desempenho. Os modelos Wi-Fi + Cellular vêm equipados com o novo chip C1X, que promete um aumento de 50% na velocidade dos dados móveis e uma redução de 30% no consumo energético. A conectividade sem fios fica a cargo do chip Apple N1, que assegura suporte para as mais recentes tecnologias, incluindo Wi-Fi 7, Bluetooth 6 e Thread.

De resto, os novos iPad Pro mantêm características apreciadas do modelo anterior, como os ecrãs Tandem OLED e a compatibilidade com os acessórios existentes.
Preço e disponibilidade
Os novos iPad Pro já se encontram disponíveis para pré-encomenda, com as vendas a arrancarem oficialmente a 22 de outubro. O modelo base de 11 polegadas com 256GB de armazenamento mantém o preço de partida de 999 dólares (cerca de 999 euros, embora o preço final em Portugal possa variar devido a taxas), subindo para 1.299 dólares (cerca de 1.299 euros) na versão com dados móveis.
A versão de 13 polegadas começa nos 1.199 dólares (cerca de 1.199 euros) para o modelo Wi-Fi e 1.499 dólares (cerca de 1.499 euros) para a variante Wi-Fi + Cellular. As opções de armazenamento incluem 256GB, 512GB, 1TB e 2TB, com a configuração mais cara a atingir os 2.599 dólares.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!