1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

dns0

O DNS0.EU, um serviço de DNS público e sem fins lucrativos focado na privacidade dos utilizadores europeus, anunciou o seu encerramento imediato. A equipa por trás do projeto, sediada em França, justificou a decisão com a falta de tempo e recursos para manter a sustentabilidade da operação.

Numa curta mensagem publicada no seu site oficial e partilhada na rede social X, a equipa informou que "o serviço dns0.eu foi descontinuado". A mensagem acrescenta: "Gostaríamos de o ter mantido a funcionar, mas não era sustentável para nós em termos de tempo e recursos".

O que se perde com o fim do DNS0.EU?

Lançado em 2023, o DNS0.EU rapidamente se destacou como uma alternativa robusta aos serviços de DNS mais conhecidos, como os da Google (8.8.8.8) ou da Cloudflare (1.1.1.1). A sua proposta de valor assentava em três pilares fundamentais: privacidade, segurança e conformidade com o RGPD.

O serviço garantia uma política de não registo de atividade (no-logs) e utilizava cifragem de ponta a ponta para proteger as comunicações dos utilizadores de espionagem e manipulação. A sua infraestrutura era composta por 62 servidores distribuídos por 27 cidades em todos os estados-membros da União Europeia.

Além da privacidade, o DNS0.EU oferecia uma camada de segurança robusta, bloqueando o acesso a domínios maliciosos conhecidos por atividades de phishing ou por servirem de controlo para redes de malware. Fornecia ainda filtros de segurança infantil para bloquear conteúdo adulto, pirataria e anúncios.

Quais são as alternativas?

Para os atuais utilizadores do serviço, a equipa do DNS0.EU deixou duas recomendações principais para quem procura manter um nível semelhante de proteção e privacidade.

• DNS4EU: Um resolvedor de DNS focado na privacidade, cofinanciado pela União Europeia e desenvolvido pela ENISA (Agência da União Europeia para a Cibersegurança). Oferece proteção contra sites fraudulentos e maliciosos, bem como filtros para conteúdo impróprio para crianças.

• NextDNS: Uma plataforma que oferece um controlo mais granular sobre a filtragem de conteúdos. Os seus fundadores ajudaram a criar o DNS0.EU e o serviço permite bloquear sites e aplicações específicas através de várias opções de privacidade, segurança e controlo parental.

Para a maioria dos utilizadores, a troca de um serviço de DNS é um processo simples que pode ser configurado diretamente nas definições de rede do router, computador ou telemóvel.

Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech