O DNS0.EU, um serviço de DNS público e sem fins lucrativos focado na privacidade dos utilizadores europeus, anunciou o seu encerramento imediato. A equipa por trás do projeto, sediada em França, justificou a decisão com a falta de tempo e recursos para manter a sustentabilidade da operação.
Numa curta mensagem publicada no seu site oficial e partilhada na rede social X, a equipa informou que "o serviço dns0.eu foi descontinuado". A mensagem acrescenta: "Gostaríamos de o ter mantido a funcionar, mas não era sustentável para nós em termos de tempo e recursos".
O que se perde com o fim do DNS0.EU?
Lançado em 2023, o DNS0.EU rapidamente se destacou como uma alternativa robusta aos serviços de DNS mais conhecidos, como os da Google (8.8.8.8) ou da Cloudflare (1.1.1.1). A sua proposta de valor assentava em três pilares fundamentais: privacidade, segurança e conformidade com o RGPD.
O serviço garantia uma política de não registo de atividade (no-logs) e utilizava cifragem de ponta a ponta para proteger as comunicações dos utilizadores de espionagem e manipulação. A sua infraestrutura era composta por 62 servidores distribuídos por 27 cidades em todos os estados-membros da União Europeia.
Além da privacidade, o DNS0.EU oferecia uma camada de segurança robusta, bloqueando o acesso a domínios maliciosos conhecidos por atividades de phishing ou por servirem de controlo para redes de malware. Fornecia ainda filtros de segurança infantil para bloquear conteúdo adulto, pirataria e anúncios.
Quais são as alternativas?
Para os atuais utilizadores do serviço, a equipa do DNS0.EU deixou duas recomendações principais para quem procura manter um nível semelhante de proteção e privacidade.
DNS4EU: Um resolvedor de DNS focado na privacidade, cofinanciado pela União Europeia e desenvolvido pela ENISA (Agência da União Europeia para a Cibersegurança). Oferece proteção contra sites fraudulentos e maliciosos, bem como filtros para conteúdo impróprio para crianças.
NextDNS: Uma plataforma que oferece um controlo mais granular sobre a filtragem de conteúdos. Os seus fundadores ajudaram a criar o DNS0.EU e o serviço permite bloquear sites e aplicações específicas através de várias opções de privacidade, segurança e controlo parental.
Para a maioria dos utilizadores, a troca de um serviço de DNS é um processo simples que pode ser configurado diretamente nas definições de rede do router, computador ou telemóvel.

Nenhum comentário
Seja o primeiro!